Angiologista Blog

Quando devo procurar um angiologista?

O angiologista é o médico que trata todos os problemas relacionados a vasos sanguíneos, artérias, veias e vasos linfáticos. Mas você sabe quando deve procurar um angiologista? Embora muito associado ao tratamento de varizes, o trabalho de um angiologista abrange diversos problemas de saúde que podem surgir em qualquer região do corpo.

Há duas abordagens quando falamos de vasos sanguíneos, artérias, veias e vasos linfáticos: clínica e cirúrgica. Essa especialidade pode ser unificada – Angiologia Cirúrgica e Clínica -, apesar de haver profissionais que atuam especificamente na Angiologia Clínica e não opera.

Normalmente, os pacientes recebem uma indicação prévia de outro médico para procurar um angiologista. Porém há alguns sintomas e condições que podem determinar a necessidade de agendar uma consulta. 

Confira abaixo algumas situações em que se deve procurar um angiologista:

Dores nas pernas

Um dos sintomas para procurar um angiologista são as dores nas pernas. Pode ser uma leve dor na panturrilha que costuma aparecer na hora da corrida ou de uma longa caminhada. Problemas de circulação arterial nas pernas são comuns e às vezes não recebem a atenção necessária, o que pode causar problemas mais graves.

Qualquer obstrução do fluxo sanguíneo que chega ou sai das pernas pode provocar dores. Isso pode acontecer em diversas doenças e problemas. É importante procurar um profissional para diagnosticar o seu caso e receitar o tratamento ideal.

Câimbras

A má circulação também é responsável pelas câimbras. É frequente sentir um formigamento e por alguns instantes uma sensação de dormência, seja nas panturrilhas, coxas, mãos, pés e outros membros. As causas podem ser diversas, desde cansaço muscular e excesso de atividade física até problemas mais graves.

A melhor forma de tratar uma câimbra é procurando um angiologista. Ele poderá conhecer o quadro clínico e indicar o tratamento mais adequado.

Coceira

Uma simples coceira, quando crônica, pode ser um sintoma de doença em desenvolvimento, especialmente as varizes. Além disso, quando o sangue permanece estagnado nas veias, ao invés de percorrer o caminho de volta para o coração, o paciente pode sentir um comichão à medida em que os vasos lutam para mover o sangue. O surgimento de qualquer um desses sintomas é um indicativo que você deve procurar um angiologista.

Veias dilatadas nas pernas

As veias dilatadas nas pernas são conhecidas como varizes. Elas são mais comuns nas pernas e pés, isso porque ficar em pé parado ou sentado por longos períodos aumenta a pressão nas veias da parte inferior do corpo. As varizes podem ser uma preocupação puramente estética para algumas pessoas, mas para outras podem causar dor, desconforto e até mesmo problemas mais graves, como aumentar o risco de doenças circulatórias.

A causa mais comum para as veias dilatadas é a influência genética. Há uma forte predisposição familiar para herdar veias mais frágeis que com a idade e fatores de risco predispõem ao aparecimento das varizes. O tratamento envolve medidas de autocuidado ou procedimentos para fechar ou remover as veias. É importante consultar um angiologista para saber o método ideal.

O angiologista ou cirurgião vascular também cuida da saúde do paciente de forma global. Ele procura orientar quanto aos bons hábitos, como parar de fumar, praticar atividades físicas, alimentar-se adequadamente, controlar o colesterol, triglicérides, taxa de glicose no sangue, entre outros.

Aqui na Clincare contamos com dois profissionais da área da cirurgia vascular. Agende uma consulta e tire todas as suas dúvidas. Não descuide da sua saúde vascular!

Comente!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *