Em cada espaço destinado ao Outubro Rosa, uma singela mensagem: mulher, mantenha suas mamografias em dia. O acessório pequeno aparece em forma de broches, camisetas e impresso em folhetos, tudo para marcar uma das campanhas de saúde mais bem sucedidas de todo o mundo.
É no décimo mês do ano que costumamos ter contato com dados sobre a doença, mutirões de exames, palestras e histórias de vida daquelas que já superaram o câncer de mama.
Neste Outubro Rosa, a Sociedade Brasileira de Mastologia volta a alertar sobre o principal gargalo que ocorre no país, que é a dificuldade de acesso das mulheres para conseguir atendimento desde o rastreamento para o diagnóstico precoce até o tratamento. A campanha +Acesso para Celebrar a Vida chama a atenção para esse problema. O conceito da campanha é mostrar a VIDA, ou seja, se as mulheres tiverem mais acesso ao diagnóstico e tratamento, poderão continuar a curtir as situações cotidianas da vida com alegria.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum em mulheres, sendo precedido apenas pelo câncer de pele. Por isso, é uma das prioridades da agenda de saúde de países como o Brasil.
As manifestações variam conforme os municípios, sendo a maioria deles conta com programação especial devido ao Outubro Rosa.
Em Itajaí, as ações ocorrem durante todo o mês de outubro, sendo que na semana entre 15 e 20 de outubro as equipes de saúde passarão as orientações e atividades educativas à população. Você pode conferir neste link.
A Clincare tem orgulho de levar a conscientização sobre o câncer de mama em todos os meses do ano e com maior intensidade durante o Outubro Rosa. Acreditamos que a prevenção é a melhor solução.
Faça o autoexame com frequência e aproveite para ficar em dia com a mamografia.

Dados sobre o câncer de mama
De acordo com estimativa do Instituto Nacional do Câncer – INCA, a estimativa é que, em 2018, sejam diagnosticados pelo menos 59.700 novos casos. Em 2013, a doença fez 14388 vítimas, sendo 181 homens e 14.206 mulheres. Com o avanço da idade, as chances de desenvolver o câncer de mama também aumenta. Casos de câncer de mama em mulheres abaixo de 35 anos são menos frequentes. A maior incidência está em mulheres na faixa de 50 a 60 anos. Por isso, a partir dos 40 anos, é fundamental realizar a mamografia todos os anos. Como é um exame de rastreio, não é preciso apresentar nenhum sintoma para fazer. A mamografia pode detectar o câncer quando a paciente ainda não apresenta sintomas. No rastreio do câncer de mama, ela não pode ser substituída por nenhum outro exame.
História do outubro rosa
As origens do Outubro Rosa remetem ao início da década de 1990, quando a Fundação Susan G. Komen for the Cure, maior ONG do mundo voltada para pessoas com câncer de mama, organizou a primeira Corrida pela Cura, nos Estados Unidos. O país foi o primeiro a instituir o Outubro Rosa, já que concentrava as suas ações de informação, prevenção e outras ações relacionadas ao combate à doença. A oficialização veio com a aprovação no congresso norte-americano, já em 1990. O laço rosa que é o símbolo da campanha foi distribuído em locais públicos, eventos e até desfiles de moda. Ao ser criado, tinha fins de ser um adorno decorativo, mas tornou-se símbolo universal da luta contra a doença. Há mais de 30 anos da corrida pela cura, o Outubro Rosa espalhou-se por todos os continentes. Com o passar dos anos, vários monumentos públicos passaram a receber iluminação rosa durante o mês de outubro. No Brasil, a primeira manifestação do tipo ocorreu em 2002, quando o Cristo Redentor teve a iluminação diferenciada em virtude do Outubro Rosa.Outubro rosa em Itajaí

Consultas em Psiquiatria na Clincare
Precisando de uma consulta? Na Clincare você encontra alguns dos profissionais mais qualificados do mercado. Marque a sua consulta hoje mesmo!