(47) 2033-6083

contato@clincare.com.br

(47) 2033-6083

contato@clincare.com.br

Você sabe quando você deve procurar um endocrinologista? Esse especialista atua em diversas áreas e é muito importante para a nossa saúde, especialmente das mulheres. A endocrinologia é uma área da medicina que se dedica a estudar o funcionamento das glândulas endócrinas, responsáveis por produzir e liberar substâncias conhecidas como hormônios diretamente na corrente sanguínea.

Ou seja, o médico endocrinologista é o profissional que pode diagnosticar e tratar qualquer distúrbio relacionado a essas glândula ou ao funcionamento dos hormônios do nosso organismo. Isso significa que ele pode te ajudar em diversas condições, como por exemplo a Tireoide.

Acompanhe esse texto até o final e saiba em quais situações o endócrino pode te ajudar e quando procurá-lo.

Obesidade

Na maioria dos casos a obesidade é causada pela má alimentação ou falta de exercícios físicos. Mas existem casos em que pessoas podem estar com distúrbios hormonais e acaba não conseguindo perder peso.  O endocrinologista fará as investigações necessárias para descobrir porque o organismo não está funcionando corretamente.

O especialista ainda pode ajudar em outras doenças, já que pessoas obesas correm mais riscos de desenvolver outras doenças relacionadas aos hormônios, como diabetes e desequilíbrio dos níveis de colesterol.

Diabetes

A diabetes é uma doença caracterizada pela alteração da produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e que controla nossa glicemia. O excesso de açúcar no sangue provoca a diabetes. O acompanhamento de um endocrinologista é muito importante para pessoas que possuem histórico familiar da doença, pessoas que são obesas, pessoas que sentem muita sede e muita vontade de urinar e para pessoas que tiveram uma perda de peso sem motivo aparente.

Distúrbios na menstruação e acompanhamento na menopausa

Essas são dois motivos que as mulheres precisam de um endocrinologista. As alterações no ciclo menstrual são caracterizadas por ciclos muito longos ou muito curtos ou por menstruação desregulada. Ambos os casos são indícios de desequilíbrios no sistema hormonal feminino. 

É muito importante também que a mulher que está na menopausa tenha o acompanhamento de um endocrinologista. Todos os sintomas da menopausa, como as ondas de calor, distúrbios do sono e problemas emocionais, podem ser amenizados com a reposição hormonal e proporcionar mais qualidade de vida para as mulheres nessa fase.

Disfunções tireoidianas

Esse é um dos principais motivos para procurar um Endocrinologista: o hipertireoidismo e hipotireoidismo. O primeiro é caracterizado pelo aumento da produção de hormônios. Já o segundo é a diminuição da produção. Os dois hormônios produzidos pela tireoide são T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), ambos desempenham a função de estimular o metabolismo. Além de acompanhar essas condições, o Endocrinologista também trata do surgimento de nódulos na tireoide e tumores.

Além dessas situações, é importante procurar um endocrinologista quando sentir alguma mudança no organismo, sinais que os hormônios estão dando que alguma coisa não está certa. A melhor maneira de descobrir isso é por meio do acompanhamento médico, fazendo um check-up pelo menos uma vez por ano.

Você também precisa ficar atento na hora de procurar um especialista. Cuidar bem da saúde é procurar o especialista certo para cada disfunção. Aqui na Clincare, temos profissionais de diferente áreas e capacitados para te atender da melhor maneira possível. Agende sua consulta pelo telefone (47) 9980-6931.

Consultas em Psiquiatria na Clincare

Precisando de uma consulta? Na Clincare você encontra alguns dos profissionais mais qualificados do mercado. Marque a sua consulta hoje mesmo!

× AGENDE SUA CONSULTA