Atendimento das 8:30 AM - 19:00 PM

Vivemos em um mundo em que as pessoas estão cada vez mais aceleradas. Quanto mais se corre para ter mais tempo, menos tempo temos para realizar as tarefas necessárias. Por isso, talvez, que estamos sempre preocupados e agitados pelos turbilhões de informações que nossa mente recebe. Essas podem ser sintomas de ansiedade, irritação, insônia, entre outros. O que afeta nossa saúde física e mental.

Nesse cenário, devemos sempre procurar atividades e exercícios para desacelerar nosso pensamento. Alguns minutos especialmente para isso melhoram a nossa concentração, nosso cansaço físico e mental e traz mais facilidade para tomar as decisões do dia a dia. Confira 6 formas de relaxar e se reconectar consigo:

  • Esteja no presente

Muitas vezes nos pegamos pensando no futuro e nas coisas que ainda vão acontecer. Isso é um dos principais pensamentos que geram a ansiedade, além de prejudicar nossa concentração nas coisas que estamos fazendo no agora. É muito importante ter atenção completa nas atividades do presente. Tente focar a sua mente na atividade que está fazendo, prestar atenção nos detalhes, nas pessoas que estão com você, caso seja uma atividade coletiva. Outra opção é o mindfulness, uma prática muito difundida atualmente. Ela consiste em uma série de técnicas para atrair a atenção para o momento presente. 

  • Fique offline

Sempre que você tiver uma atividade que não envolva seus eletrônicos, desligue-os e mantenha fora do seu alcance. Principalmente os celulares, podem te distrair e atuar ao contrário de acalmar a sua mente. O excesso de informação que recebemos por esse tipo de eletrônico pode deixar a mente ainda mais estressada e ainda fazer com que você perca tempo de outras atividades mais importantes. 

  • Inclua uma pausa na rotina 

Sua lista de tarefas diárias deve ter pelo menos uma tarefa em que você não precise pensar muito. Pode ser qualquer coisa que te distraia e que não exija raciocínio na atividade. Para conseguir esse tempo, diminua a sua lista de tarefas diárias. Faça menos coisas, além disso diminua o ritmo de execução também. Faça devagar, e seguindo as dicas do primeiro tópico, tenha atenção total na atividade. A lista de atividade é sua e quem define o limite é você, lembre-se disso.

  • Tenha hobbies

Ter uma atividade que gosta muito na sua lista de tarefas também é uma ótima forma de reduzir o estresse, manter um equilíbrio interno, descontrair, ajudar a esquecer os problemas e recuperar ou manter o bom humor. Pode ser qualquer atividade que te traga um bom sentimento, algo que você faça regularmente e que dará uma pausa nas suas preocupações.

  • Pratique uma atividade física

A prática regular de atividade física é uma ótima forma de desacelerar a mente, seja um simples caminhada ou um exercício mais intenso. Movimentar o corpo mantém nosso foco na prática física e traz nossa consciência para o momento presente. O cérebro também libera hormônios que nos proporcionam bem-estar e prazer, como endorfina, serotonina, dopamina e ocitocina, dependendo da intensidade da atividade.

  • Faça terapia

É comum ficarmos desorientados e perdidos com o excesso de informações, preocupações e pressões do dia a dia. Caso não consiga desacelerar a mente sozinho, busque ajuda de um profissional. Um processo terapêutico com um psicólogo te ajuda a se reencontrar e colocar todas as coisas no eixo. 

A equipe Clincare conta com uma equipe completa de cuidados em saúde mental envolvendo psiquiatra, neurologista e psicólogas. Você não está sozinho. Todos temos dias mais acelerados e precisamos saber equilibrar para não termos problemas mais sérios. Agende um consulta e venha conversar com uma de nossas profissionais.