Novos Hábitos Nutrição

Alimentos que ajudam na imunidade

Atualmente, estamos conversando muito sobre imunidade por causa do novo Coronavírus. Mas não ter um sistema imunológico fortalecido previne o desenvolvimento de muitas doenças e ajuda o corpo a reagir nas que já se manifestaram. E a imunidade está diretamente relacionada com a nossa alimentação. É importante seguir algumas recomendações gerais como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercícios regularmente, dormir bem, não fumar, se hidratar, evitar o estresse e consumir bebidas alcoólicas com moderação.

Esses são hábitos que devem ser seguidos por todos ao longo da vida. E nunca é tarde para mudar hábitos. Se você percebeu que sua imunidade anda em baixa, é um ótimo momento para mudar algumas ações e isso pode começar com alguns ajustes nos alimentos que são consumidos. Confira alguns alimentos que ajudam na imunidade:

Frutas Cítricas

As frutas cítricas são laranja, acerola, kiwi, tomate e muitos outros que são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo, ou seja, é benéfico para o sistema imunológico. Esses alimentos devem ser consumidos imediatamente após aberta já que a vitamina C pode ser “perdida” quando exposta a luz e o calor e reduz muito seu valor nutricional.

Vegetais verdes escuros

Esses vegetais trazem inúmeros benefícios para a saúde, são ricos em diversos minerais e vitaminas, como potássio, ácido fólico, magnésio, vitamina K, dentre outros. São alimentos como brócolis, couve, espinafre, chicória e etc. O ácido fólico, especialmente, auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo, também encontrados no feijão, cogumelos – shimeji e shiitake – e carne de fígado.

Iogurte

A versão natural do iogurte, que é feita apenas de leite e fermento lácteo, é uma rica fonte de micro-organismos que contribuem para o equilíbrio da microbiota intestinal – os chamados probióticos. Isso auxilia o sistema imunológico na luta contra infecções e bactérias ruins e contribuem para aumentar a imunidade. Um intestino saudável é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas.

Mel

O mel já é muito utilizado pelas pessoas quando sentem uma dorzinha de garganta ou outros sintomas da gripe, mas, reforçando, esses hábitos precisam ser frequentes. Misturar o produto com gengibre, limão e própolis é importante para a prevenção de infecções de vias aéreas superiores, principalmente. Ele também pode ser usado para adoçar outros alimentos e bebidas, como café e chá. Mas é preciso consumir com moderação, pois ele é rico em carboidratos simples e, em excesso, pode engordar.

Esses são só alguns dos alimentos que ajudam na imunidade, mas também são indicados para ter uma boa alimentação, que auxilia em todos os aspectos da saúde física e até mental. Se você tem alguma dúvida, ou dificuldade quando o assunto é alimentação saudável, consulte uma nutricionista, ela é a pessoal ideal para te acompanhar nesses novos hábitos alimentares.

Se você está pensando em coronavírus, é bom lembrar que o Ministério da Saúde diz que não há nenhum medicamento, substância, vitamina, alimento específico ou vacina que possa prevenir a infecção pelo novo vírus. As recomendações de higiene são a melhor forma de se proteger.

Comente!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *