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5 hábitos simples que te ajudarão a dormir melhor

Para ter uma vida saudável, é necessário boas noites de sono. Mas você sabia que muita gente não dorme bem? Segundo uma pesquisa feita pela Sociedade Brasileira de Neurofisiologia (SBNC), 45% dos brasileiros dormem mal e 52% acordam cansados. Essa sensação de cansaço durante o dia pode prejudicar muitos aspectos da vida pessoal e profissional. 

Os motivos para ter problemas com o sono podem ser diversos, pontuais e até crônicos. Se você se encaixa no resultado dessa pesquisa, veja 5 hábitos simples que te ajudarão a dormir melhor:

Tenha uma rotina

Ter horário para dormir e acordar é algo que pode fazer toda a diferença no seu sono. Crie uma rotina e tenha esse hábito de sempre seguir os mesmos horários, assim você regula o seu ciclo do sono. O ideal é manter essa técnica até aos finais de semana, quando a gente acaba dando uma relaxada na rotina.

Alimentação antes de dormir

Você já parou para notar que o que você come antes de dormir pode afetar o seu sono? Por exemplo, ingerir bebidas com cafeína perto do horário de dormir pode dificultar na hora de pegar no sono e até mesmo causar insônia. Alimentos muito pesados e bebidas alcoólicas também podem influenciar o sono por retardarem a digestão. O ideal é optar por refeições leves e saudáveis.

Atividades físicas

É muito importante para uma vida saudável praticar atividades físicas regularmente, mas evite antes de ir para a cama. Durante os exercícios, o nosso corpo libera adrenalina que pode atrapalhar o sono e também causar insônia.

Higiene do sono

Você já ouviu falar sobre higiene do sono? É um conjunto de medidas que visa a preparação para um sono de melhor qualidade. Algumas dessas práticas são: buscar ambientes silenciosos, escuros e com uma temperatura agradável e evitar ficar em frente ao computador, tablet, celular ou televisão antes de dormir. Esses aparelhos emitem uma luz que pode dificultar o sono.

Esvaziar a mente

Uma das principais reclamações de quem tem insônia ou dificuldades para dormir é não conseguir esvaziar a mente na hora que deita na cama. Tente meditar antes de dormir, ou anotar tudo que está na sua cabeça para não esquecer no dia seguinte.

Aqui temos cinco dicas simples, mas é necessário que você teste e veja o que funciona melhor para você. No geral, para uma noite boa de sono, é preciso criar situações relaxantes que ajudam na regulação do mesmo. Se tudo falhar, é importante procurar um médico. Algumas pessoas possuem níveis de insônia que requerem tratamento. 

Aqui na Clincare contamos com profissionais capacitados que podem te ajudar na busca por um sono de qualidade. Descobrir a causa do problema é o primeiro passo para uma noite bem dormida. Confira nossas especialidades e agende uma consulta!

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