Dermatologia

5 erros comuns na hora de cuidar do rosto

Ter e manter uma rotina de cuidados com a pele, principalmente do rosto, é uma questão de saúde, além da estética. Atualmente, essa prática virou tendência na internet por meio das blogueiras de beleza. Mas é preciso ter cuidado e saber que cada pele precisa de produtos específicos. Ou seja, o que é bom para uma pele pode não ser bom para a sua.

Separamos 5 erros comuns na hora de cuidar do rosto que podem ajudar no seu skin care diário. Confira!

Lavar o rosto em excesso (overwashing)

Muitas pessoas, principalmente as que possuem uma pele oleosa, abusam da limpeza do rosto para reduzir o brilho da pele. O excesso de lavagem, conhecido também como overwashing, pode alterar a barreira de proteção da pele, gerando ressecamento e aumentando a produção de oleosidade. O ideal é lavar duas vezes por dia, de manhã e à noite.

Esfoliar demais

A esfoliação do rosto também precisa ser feita na frequência certa. Isso vai depender de alguns fatores como o tipo de cada pele, a estação do ano e os procedimentos e tratamentos que estão sendo utilizados no momento. É importante esse cuidado para que a pele não fique irritada e que o efeito seja o contrário do desejado, aumentando oleosidade e levando a abertura de poros.

Os esfoliantes faciais devem ser aplicados com massagens suaves na pele preferencialmente à noite, após a limpeza. Esse produto não deve conter substâncias abrasivas em excesso, que arranhem a pele ou que e que estejam em alta concentração. Sem as recomendações certas, a pele pode sofrer até com dermatites e eczemas.

Uso de muitos produtos em sequência

Usar muitos cremes um em cima do outro pode dificultar a penetração dos ingredientes e o fechamento dos poros. Também há a chance de ocorre um erro de incompatibilidade química. Em ambos os casos, além de problemas como ressecamento e dermatite, os produtos podem ter efeito reduzido e anulado. Por isso, é muito importante consultar um especialista antes para recomendar os cremes certos para serem usados.

Usar qualquer produto

Um dermatologista também vai saber quais produtos são ideais para você. Utilizar produtos que não sejam para o seu tipo de pele pode prejudicar muito o aspecto da sua pele. Como falamos no começo do texto, não é tudo que dá certo para todas as pessoas. Em pele oleosas, pode haver mais brilho e em peles secas mais ressecamento e descamação. Antes de definir uma rotina de skin care, procure um especialista.

Não ter hábitos saudáveis

Os seus hábitos também refletem muito na sua pele. Além de seguir uma rotina de cuidados acompanhados por uma dermatologista, você precisa ter uma alimentação balanceada, com uma atenção especial ao consumo de açúcar e carboidratos, fazer exercícios físicos, evitar o consumo excessivo de álcool e não fumar. 

Quer ter uma rotina de cuidados especialmente para a sua pele? Aqui na Clincare Clínica Médica temos dermatologistas especializadas que podem te orientar e passar todas as recomendações necessário para a sua pele ficar perfeita. Entre em contato e marque uma consulta.

Comente!

Comente

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *