O médico endocrinologista é o profissional que diagnostica e trata doenças relacionadas a hormônios e metabolismo. Mas você sabe quando procurar um endocrinologista? Se a sua resposta for não, fique tranquilo: neste texto você vai entender melhor o que esse profissional faz e quando é o momento certo de marcar uma consulta com ele. Vamos nessa?
Tecnicamente, a endocrinologia é uma área da medicina que se dedica a estudar o funcionamento das glândulas endócrinas, responsáveis por produzir e liberar hormônios diretamente na corrente sanguínea.
O endocrinologista tem a capacidade de identificar qualquer distúrbio relacionado a essas glândulas ou ao funcionamento dos hormônios no organismo.
Existem dezenas de doenças relacionadas aos hormônios, por isso, as atribuições do endocrinologista envolvem cuidar desde doenças ósseas, como osteoporose até diabetes e obesidade, por exemplo.
Mas, afinal, o que são os hormônios?
Os hormônios são substâncias que são liberadas na corrente sanguínea e atuam sobre tecidos-alvo, ligando-se a receptores específicos.
Eles são responsáveis por regular diversas funções do nosso organismo, atuando desde o crescimento de uma pessoa até a regulação da sua capacidade reprodutiva, seu comportamento e seu metabolismo.
Os hormônios estão ligados a respostas fisiológicas, morfológicas e bioquímicas.
Como os hormônios atuam em quantidades muito pequenas, qualquer aumento ou diminuição em sua produção ou liberação pode originar distúrbios que afetam todos os órgãos ou sistemas do nosso corpo.
Quando devo procurar um médico endocrinologista?
Nem sempre é tão claro quando é necessário procurar um endocrinologista, já que sua importância não está relacionada a uma dor específica, a uma lesão visível ou a algum outro problema mais perceptível.
Porém, existem alguns sintomas que indicam que algo pode estar errado e que uma consulta com um endocrinologista é necessária. São eles:
- Cansaço excessivo
- Excesso de pelos em mulheres
- Dificuldade de ganhar ou perder peso
- Glicemia ou colesterol alterado em exames
- Mudanças nos ciclos menstruais
- Sede em excesso
- Sintomas de andropausa ou menopausa
- Puberdade precoce ou retardada, entre outros.
Esses sintomas podem estar associados às patologias que esse especialista atua no tratamento. As principais são:
- Diabetes
O diabetes surge quando há uma falha na produção ou no funcionamento de uma substância chamada insulina, que é responsável pelo controle das taxas de açúcar do nosso sangue.
O diabetes mais comum é o tipo 2, que está associado à obesidade e à resistência à ação da insulina. O tratamento do diabetes tipo 2 geralmente ocorre por meio de tratamentos orais ou injetáveis com o objetivo de reduzir essa resistência. Além disso, indica-se que o paciente perca peso e tenha uma dieta específica.
Já o diabetes tipo 1 geralmente é diagnosticado na infância ou na adolescência. Ele está relacionado à redução da quantidade de insulina circulante e necessita de tratamento com insulina.
Ambas as situações dependem de acompanhamento de um endocrinologista.
- Obesidade
Essa é uma condição diretamente relacionada ao endocrinologista. Apesar de a maioria dos casos de obesidade ocorrer devido a uma alimentação inadequada e ao sedentarismo, ela também pode estar relacionada a um distúrbio hormonal.
- Disfunções da tireóide
Um dos principais motivos para a procura por um endocrinologista são as disfunções tireoidianas. A tireóide é uma glândula que deve funcionar em equilíbrio com o cérebro. Este produz um hormônio chamado TSH, que estimula a tireóide a fabricar outros hormônios chamados T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), que desempenham a função de estimular o metabolismo.
O hipotieroidismo ocorre quando a tireóide funciona de forma mais lenta do que deveria. Já o hipertireoidismo ocorre quando a tireóide funciona de forma mais rápida que o normal.
- Osteoporose
Como já citado, as alterações ósseas também fazem parte do trabalho do endocrinologista, já que existem hormônios que controlam nossos níveis de cálcio. O cálcio exerce funções estruturais e utiliza os ossos como reservatório, tornando possível a manutenção dos níveis de cálcio no sangue.
A osteoporose é uma condição na qual os ossos se tornam frágeis e quebradiços. O corpo absorve e substitui o tecido ósseo constantemente. Na osteoporose, a nova criação óssea não acompanha a remoção da camada óssea anterior.
O médico endocrinologista pode identificar doenças que causam osteoporose, assim como tratá-las, mesmo quando não há uma causa secundária.
- Outros
Além das condições citadas, existem muitas outras patologias com as quais o endocrinologista trabalha. Aqui na Clincare, a Thais Aimee Glaeser (CRM/SC 25687 | RQE: 16156) e a Dânia Dolsan (CRM-SC 30401 / RQE 19937) são as nossas médicas especializadas em endocrinologia.
Entre em contato conosco e agende sua consulta!