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Você já ouviu falar em inteligência emocional? Esse é um termo que tem estado em evidência nos últimos anos, especialmente com relação ao trabalho. 

Se você deseja saber o que é inteligência emocional, como ela repercute na vida pessoal e profissional e como desenvolver, continue a leitura!

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é um conceito da psicologia usado para designar a capacidade do ser humano de lidar com as emoções, o que impacta diretamente a forma como lida com os desafios do dia a dia. O seu objetivo é conquistar um resultado positivo, tanto na vida profissional quanto na pessoal.

Segundo um estudo da Talent Smart, 90% dos profissionais com melhor desempenho têm altos níveis de inteligência emocional.

Para entender melhor o que é inteligência emocional, reflita: alguma vez você ficou irritado com alguém e conseguiu controlar a raiva para evitar problemas maiores? Nesse momento, você teve inteligência emocional para lidar com a situação.

Para conquistar a inteligência emocional, é preciso ter um equilíbrio entre as duas áreas do cérebro: o esquerdo (o lado mais racional) e o direito (o lado mais emocional).

O termo inteligência emocional foi difundido com maior ênfase pelo estadunidense Daniel Goleman, por meio do seu livro best seller Emotional Intelligence, de 1995. Muitos outros autores já falaram sobre esse tema, mas nenhum deles tem tanta importância quanto Goleman. Isso porque o autor conseguiu levar o tema a diversas camadas da sociedade, para além da academia.

Segundo Goleman, a capacidade de uma pessoa em lidar com suas emoções é muito mais importante que a sua competência de processar informações.

Diferentemente do quociente de inteligência (QI), a inteligência emocional não está relacionada a conhecimentos de cunho intelectual, científico ou acadêmico, mas sim a saber reconhecer e lidar com seus sentimentos e emoções.

O sucesso de uma pessoa, de acordo com o pesquisador, tem 80% a ver com a sua inteligência emocional, enquanto o QI é responsável pelos outros 20%.

Quais são as vantagens da inteligência emocional?

Quando desenvolvida, a inteligência emocional traz diversos benefícios para o indivíduo e para quem convive com ele.

Apesar de ser muito relacionada ao profissional, a inteligência emocional também traz muitas vantagens a nível pessoal.

Dominar sua inteligência emocional significa ser capaz de perceber suas emoções, entendendo seus gatilhos para, então, descobrir formas de lidar com elas. 

As emoções têm grande influência em nossos comportamentos. Em momentos de estresse e ansiedade, a resposta emocional chega muito mais rápido do que a racional. Portanto, compreender essa característica e saber como trabalhá-la é muito importante para manter boas relações, em todas as esferas da vida.

Além de nos ajudar a controlar melhor as nossas emoções, a inteligência emocional também está relacionada à capacidade de entender e observar aqueles ao nosso redor. 

5 dicas para ajudar você a desenvolver sua inteligência emocional

  1. Crie consciência sobre seu comportamento e suas reações

Para isso, é preciso se auto-observar constantemente e entender quais são os seus comportamentos e reações em determinadas situações do dia a dia. A partir disso, em um exercício diário, você poderá entender o que cada situação desperta e conseguirá sair do automático, trabalhando de melhor forma a sua inteligência emocional.

  1. Domine suas emoções

Existem inúmeras técnicas para o controle das emoções. Uma delas é a respiração: usando o inspirar e o expirar para se acalmar, você consegue voltar ao seu estado normal, retirando emoções excessivas, permitindo que você tome decisões mais conscientes e racionais.

Se você estiver no ambiente de trabalho e tiver a possibilidade de sair para caminhar e espairecer, essa pode ser uma boa alternativa para lidar com a situação.

  1. Melhore sua comunicação ao seu redor

A má interpretação de situações pode ser um dos principais causadores de problemas na comunicação. Por isso, aprender a ouvir e a se expressar é muito importante para manter boas relações.

  1. Conheça suas forças, fraquezas e limites

Entender esses três pontos é essencial para a sua jornada de autoconhecimento. Conhecer suas forças vai ajudar você a se manter firme e a aproveitar as oportunidades. Conhecer suas fraquezas vai ajudar você a pedir ajuda e, assim, resolver as situações em conjunto, obtendo melhores resultados. 

conhecer seus limites vai ajudar você a respeitar a si próprio, não se colocando em situações desconfortáveis, que podem contribuir para que você aja de forma impulsiva ou com raiva. 

  1. Seja resiliente

Mesmo quem tem a inteligência emocional bem desenvolvida passa por problemas. Por isso, é preciso saber lidar com obstáculos, sabendo lidar da melhor forma com momentos de estresse no ambiente de trabalho e em relações interpessoais.

A resiliência é a capacidade de se adaptar em situações difíceis. Na prática, quer dizer que, diante de uma adversidade, a pessoa utiliza sua inteligência emocional para se recuperar e encontrar as melhores alternativas para buscar resoluções.

Então, o que você achou deste conteúdo? Em nosso blog, você pode conferir muitos outros artigos como este relacionados à saúde mental e física. Aproveite, também, para nos seguir no Instagram e acompanhar todos os conteúdos que compartilhamos por lá também!

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