As Síndromes Respiratórios Agudas (SRAGs) são causadas por vários vírus, mas cerca de 98% dos casos registrados em 2021 foram provocados por Coronavírus e Influenza.
A Influenza é a mesma coisa que a gripe, e tanto ela quanto a Covid-19 (doença causada pelo Coronavírus) podem acometer os seres humanos, causando sintomas bastante graves.
No período chuvoso, é comum o crescimento de casos de síndromes gripais. Além disso, com as festas de final de ano e a redução dos cuidados (como a redução do isolamento, do uso de álcool em gel e da máscara) a transmissão foi acelerada no Brasil.
Apesar do número de mortes pela Covid-19 ter reduzido, o contágio ficou ainda maior nos últimos meses. Sabemos que as novas cepas da Influenza e Covid-19 estão circulando, o que também contribui para o aumento dos casos dessas doenças.
Mas você sabe qual a diferença entre os sintomas da Covid-19 e da Influenza? Continue acompanhando este texto para descobrir!
Diferenças entre Coronavírus e Influenza
Antes de tudo, é importante saber que Coronavírus e Influenza são grandes famílias de vírus.
O Coronavírus, por exemplo, possui variantes.
- Uma delas é a Gama, identificada em novembro de 2020 no Brasil. O surgimento da nova cepa representou a segunda onda de contágios no Brasil e em países vizinhos, como Venezuela, Bolívia, Peru e Paraguai.
- A Delta surgiu em outubro de 2021 na Índia e foi considerada uma variante de preocupação em 2021 pela OMS. Essa variante é até 50% mais contagiosa que a cepa original do vírus.
- Já a Ômicron foi identificada em novembro de 2021 na África do Sul. Essa cepa é mais transmissível, mas provoca sintomas comuns às outras variantes.
A Influenza possui os tipos A, B e C, sendo que os dois primeiros são mais propícios a causar epidemias. O tipo A da Influenza é classificado em subtipos: o A(H1N1) e o A(H3N2).
Principais sintomas da Covid-19 e da Influenza H3N2
Listamos aqui os principais sintomas da Covid-19 e da H3N2, principal vírus da Influenza A que circula o país atualmente:
Sintomas da Covid-19
- Perda de olfato e paladar;
- Dor no corpo;
- Dor de cabeça;
- Fadiga muscular;
- Febre;
- Tosse seca;
- Problemas estomacais e diarreia;
- Dificuldade respiratória.
Sintomas da Influenza H3N2
- Febre alta;
- Calafrios;
- Dores musculares;
- Dores de cabeça;
- Tosse;
- Dor de garganta;
- Intenso mal-estar;
- Perda de apetite;
- Coriza;
- Congestão nasal (nariz entupido).
Apesar de terem sintomas parecidos, eles se diferenciam em alguns aspectos. Na Influenza H3N2, os sintomas são mais intensos nos primeiros dias. Já na covid-19 ocorre o contrário: no início os sintomas são mais leves e vão evoluindo.
É importante reforçar que todos os quadros gripais e de coronavírus são transmitidos da mesma forma (por via respiratória), por isso, os cuidados preventivos são semelhantes:
- Manter o distanciamento e evitar aglomerações;
- Usar máscara;
- Higienizar as mãos com frequência;
- Manter os ambientes arejados e ventilados;
- Evitar exposição à chuva;
- Manter a hidratação e uma alimentação saudável;
- Usar a suplementação de vitaminas com a orientação de um profissional;
- Manter a vacinação em dia (tanto para a Covid-10 quanto para a Influenza).
E você, já tinha conhecimento sobre as diferenças entre os sintomas do Coronavírus e da Influenza? Lembre-se sempre de consultar o seu médico em caso de qualquer sintoma.
Siga a Clincare no Instagram e receba conteúdos sobre saúde e bem-estar ao longo de toda a semana! Aproveite, também, para conferir o nosso site e conheça nossas especialidades.