A Cirurgia do Trauma é uma área de atuação da Cirurgia Geral. Neste texto, você vai saber mais sobre ela e a respeito da rotina do médico especialista.
Continue a leitura e tire todas as suas dúvidas!
O que é a Cirurgia do Trauma?
A Cirurgia do Trauma envolve os cuidados com os pacientes que sofreram algum tipo de trauma, o que costuma exigir atenção imediata.
Essa área de atuação foi reconhecida há pouco tempo pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Apenas em 2011, através da resolução 1.973/2011, a área foi validada como nicho específico de atuação, recebendo aval para desenvolver seus próprios programas de especialização e residência.
Conforme a resolução, a formação inicia através de um programa de residência médica em Cirurgia Geral, sendo adicionado 1 ano aos 3 já existentes.
Essa legitimação é muito importante para que os cirurgiões gerais possam se dedicar ainda mais ao estudos da complexidade e desdobramentos do trauma, além de tornar o atendimento mais qualificado.
Como é a rotina do profissional?
Como já citado, o cirurgião do trauma foca nos procedimentos de urgência e emergência, se dedicando a pacientes que sofreram traumas nos mais variados graus de gravidade.
O trauma, do grego ‘traûma’, significa ferida e é uma das principais causas de morte. Tem como definição uma lesão causada por uma ação violenta, ou não, física ou química, externa ao organismo, que pode causar lesões graves e simultâneas em diversos órgãos e, se não for tratada adequadamente desde o início, pode levar a sequelas e até mesmo à morte.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o trauma responde por mais de 5,8 milhões de óbitos a cada ano, sendo a principal causa de morte entre 1 e 44 anos. Por isso, é essencial que existam profissionais especialistas prestando o primeiro atendimento.
O trauma possui três picos de morte, chamada de distribuição trimodal: nos primeiros minutos, nas primeiras horas e nas primeiras semanas após o episódio. É essencial que os médicos tenham domínio completo dos procedimentos cirúrgicos e que tenham capacidade de atuar sob pressão, de maneira emergencial e correndo contra o tempo.
A partir da entrada de um paciente com trauma grave e ameaçador da vida, o profissional deve aproveitar cada segundo para avaliar e tratar o quadro. Além disso, o cirurgião do trauma também tem a função de contribuir para a redução dos acidentes traumáticos, educando a população sobre formas de cuidado e prevenção.
A Clincare conta com profissionais especialistas em Cirurgia do Trauma. Para saber mais sobre nosso trabalho, acesse nosso site e nos siga no Instagram!