Mais que uma palavra longa e difícil, a otorrinolaringologia é uma especialidade médica importantíssima, visto que trata problemas relacionados a três áreas diferentes — desde consultas clínicas até mesmo procedimentos cirúrgicos. Recentemente, a Clincare passou a ter, em seu corpo clínico altamente qualificado, uma médica que atua na área. Foi pensando nisso que nós preparamos um texto indicando quando procurar um otorrinolaringologista.

Na sequência, nós introduzimos o assunto — explicando um pouco melhor o que é a otorrinolaringologia e mostrando o que fazem esses médicos e quais doenças eles tratam — e, logo depois, contamos quando procurar um otorrinolaringologista.

Continue a leitura e descubra!

 

O que faz um otorrinolaringologista e quais doenças ele trata?

Na introdução, nós citamos que a otorrinolaringologia trata problemas relacionados a três áreas diferentes. São elas: ouvido (oto), nariz (rino) e garganta (laringo). Como a qualidade do sono pode ser afetada por problemas relacionados a essas partes do corpo, condições como labirintite e apneia do sono também costumam ser tratadas por esses médicos.

Como também já citado, há ainda os procedimentos cirúrgicos. Os mais comuns são a cirurgia de desvio de septo, a remoção das amídalas e a remoção de adenoide hipertrófica. Por fim, há ainda os exames que os profissionais da área fazem, que costumam ser nasofibrolaringoscopia, laringoscopia e estroboscopia.

Quanto às doenças, a lista é consideravelmente longa; afinal, estamos falando de ouvido, nariz e garganta. As mais comuns, porém, são: sinusite, rinite, desvio de septo, distúrbios do sono (como ronco e apneia), amigdalite, polipose nasal, otite, disfagia, paralisia facial periférica, nódulos, pólipos e cistos nas cordas vocais, distúrbios do labirinto e câncer de garganta, laringe ou da cavidade oral.

o que faz um otorrinolaringologista

Quando procurar um otorrinolaringologista?

Chegamos, enfim, à dúvida que te trouxe até este texto: quando procurar um otorrinolaringologista? Todas as doenças que listamos, além de outros problemas relacionados à área, apresentam sintomas. Basicamente, você deve procurar este médico quando estiver com um conjunto de sintomas que indique a existência de alguma das condições citadas.

Você sempre pode se consultar com um clínico geral e esperar o encaminhamento dele para ir até um otorrinolaringologista. No entanto, qualquer tipo de dor ou desconforto nos ouvidos, no nariz ou na garganta já é suficiente para que você se dirija diretamente a este profissional.

Na maioria dos casos, são as dores de garganta e as suspeitas de inflamação que levam os pacientes até o consultório desse médico. Contudo, é preciso considerar as doenças relacionadas ao equilíbrio também. No caso de sintomas como zumbidos, náuseas e tontura — todos relacionados a distúrbios do equilíbrio — a avaliação de um otorrinolaringologista também pode ser valiosa.

Independente do caso, você pode ter certeza que este é um dos médicos mais qualificados para ajudar no tratamento de toda uma lista de problemas.

doenças tratadas por otorrinolaringologistas

Conforme anunciamos no início deste texto, agora a Clincare também conta com a otorrinolaringologia entre suas especialidades. Está precisando de uma consulta com este médico? Então entre em contato conosco e marque a sua o quanto antes!

Por fim, caso tenha gostado do texto e queira receber mais conteúdo médico, siga-nos no Instagram!

× AGENDE SUA CONSULTA