De acordo com a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), são registrados 10 mil casos de suicídio por ano no Brasil e mais de 1 milhão em todo o mundo. A Organização Mundial de Saúde (OMS) classifica o suicídio como a 14ª causa de morte no planeta, e a terceira entre pessoas de 15 a 44 anos.

A taxa de suicídios varia de acordo com cada sociedade. No Brasil, a média é de três tentativas de suicídios por hora. Nesse mesmo período, uma pessoa consegue, de fato, dar fim a própria vida. Além disso, segundo a ABP, 17% dos brasileiros já pensaram em tirar a vida em algum momento.

Muitos famosos já tentaram e até conseguiram se suicidar. Marilyn Monroe, ícone do fim da década de 50 e 60, musa inspiradora de movimentos culturais e artísticos, como a pop-art, ícone fashion e referência para todas as mulheres da época, morreu aos 36 anos. Tudo indica que ela resolveu tirar a vida com um dose muito alta de soníferos em 1962. Marilyn sofria de depressão e já havia tentado se matar outras quatro vezes.

O tema suicídio é encontrado até na Família Real Britânica. A princesa Diana sofria com a bulimia e tentou algumas vezes tirar a própria vida. Uma dessas vezes foi se jogando em uma escada, quando estava grávida do primeiro filho, príncipe William, e foi socorrida pela rainha Elizabeth. Outra tentativa foi durante a lua de mel, Diana tentou cortar os pulsos com lâminas aos 20 anos.

No Brasil também há muitos casos. O mais famoso talvez seja o do ex-presidente Getúlio Vargas que tirou a própria vida em agosto de 1954, em seu quarto, no Palácio do Catete, no Rio de Janeiro, na época, sede da Presidência da República. Getúlio estava em meio a uma grave crise política e deixou uma carta que explicava as motivações para o ato.

O suicídio não é algo só dos famosos. O jornal Diário Catarinense fez uma matéria online que traz três casos de pessoas que tentaram se suicidar. Sobreviventes de si mesmos conta a história de Eliane, Valci e Mariza. Eliane tentou duas vezes dar fim a sua vida por conta da depressão. Valci foi diagnosticado com esquizofrenia aos 22 e, aos 26, tentou se matar. Mariza, assim como Eliane, tem depressão. Tentou tirar a vida duas vezes e pensando na família não concretizou o ato. Você pode acessar o site e saber das histórias completas clicando aqui.

Muitos fatores levam ao suicídio. O importante é procurar ajuda seja qual for o motivo. A Equipe de Saúde Mental da Clincare poderá lhe ajudar a buscar a melhor forma de restabelecer sua saúde e qualidade de vida. Se você está precisando de ajuda ou conhece alguém, ligue agora para (47) 2122-1310 ou (47) 99602-2888 e marque uma consulta de avaliação.

Consultas em Psiquiatria na Clincare

Precisando de uma consulta? Na Clincare você encontra alguns dos profissionais mais qualificados do mercado. Marque a sua consulta hoje mesmo!

× AGENDE SUA CONSULTA