Você já ouviu falar sobre os sintomas da menopausa? Quando a mulher ultrapassa os 40 anos, começa a ficar mais atenta a alguns sinais que o seu corpo dá.

Os sintomas da menopausa não podem ser ignorados, pois coloca em risco o bem-estar e a saúde da mulher. Por isso, continue a leitura até o final para entender o que acontece com o organismo e quais as consequências disso (os sintomas).

O climatério

Antes de começarmos a falar sobre os sintomas da menopausa, saiba que antes de chegar na menopausa você vai sentir os sinais do climatério.

Após os 40 anos, com a queda da produção hormonal, é comum sentir algumas alterações no humor, na libido, as ondas de calor (fogachos) e irregularidades do ciclo menstrual.

O climatério é um período de transição entre a vida reprodutiva e não reprodutiva da mulher e os sinais acometem entre 60 e 80% das mulheres.

A frequência e a intensidade dos sintomas é variável. Por isso que sempre recomendamos às nossas pacientes aqui da Clincare que monitorem e registrem esses sinais conforme aparecem.

A ausência da menstruação

Este costuma ser o sintoma definitivo da menopausa. Mas, não ocorre do dia para a noite. Antes de parar de vir de forma definitiva, a menstruação continua vindo de forma irregular. Pode atrasar por muitos meses, com sangramento de menor ou maior intensidade, até parar de vir.

A idade mais comum em que os óvulos deixam de ser produzidos e, consequentemente, não existe mais menstruação, é por volta dos 51 anos.

A histerectomia

Em casos onde a mulher passa pelo procedimento de remoção do útero, ela pode manifestar a menopausa imediatamente ou não.

Depende do tipo de cirurgia. Quando o útero é retirado sem os ovários, a produção dos óvulos continua e, assim, também segue a liberação de estrogênio e progesterona de forma normal.

No entanto, quando é retirado o útero com os ovários, a menopausa chega imediatamente. A menstruação cessa e os sinais da menopausa chegam de forma abrupta, todos de uma vez.

Por que o acompanhamento médico é importante?

Diante de todas as oscilações trazidas pela menopausa, o acompanhamento junto do seu ginecologista de confiança é essencial. Os sintomas da menopausa merecem atenção.

Na maior parte dos casos, a reposição hormonal pode ser recomendada. Isso porque alivia os fogachos, a secura vaginal e as alterações de humor, além de prevenir contra os problemas ósseos que podem aparecer em função da menopausa.

Outras recomendações comuns para aliviar os sintomas da menopausa são as atividades físicas, alimentação saudável, cuidados com a saúde bucal, evitar o tabagismo e o alcoolismo. As mulheres que mantêm esses hábitos por toda a vida costumam passar pela entrada na menopausa sem sentir os efeitos tão fortemente.

É por isso que incentivamos os hábitos de vida saudáveis. Se você sofre com a chegada da menopausa e nunca fez exercícios ou consultou um nutricionista, saiba que nunca é tarde para começar.

Esperamos que este artigo tenha resolvido suas dúvidas sobre os sintomas da menopausa. A Clincare ajuda você a cuidar da sua saúde em todas as suas fases.

Até a próxima!

Consultas em Psiquiatria na Clincare

Precisando de uma consulta? Na Clincare você encontra alguns dos profissionais mais qualificados do mercado. Marque a sua consulta hoje mesmo!

× AGENDE SUA CONSULTA