(47) 2033-6083

contato@clincare.com.br

(47) 2033-6083

contato@clincare.com.br

A cada ano que passa, aumenta o número de pessoas que buscam cuidados relacionados à saúde mental. Neste cenário, a psicoterapia é um dos métodos mais procurados por essas pessoas — visto que os resultados de uma terapia podem fazer com que o paciente mude sua forma de ver o mundo e volte a se sentir em equilíbrio consigo mesmo.

E esse crescimento nos cuidados não é mera coincidência. A sociedade e as rotinas de trabalho do mundo moderno impuseram um ritmo desenfreado em nossas vidas. Sendo obrigados a produzir e, muitas vezes, não tendo mais o mínimo de tempo necessário para descansar, muitos de nós estão desenvolvendo doenças e, com isso, procurando soluções.

A psicoterapia é um dos principais métodos para cuidar da própria saúde mental, contando com o apoio de profissionais que podem se utilizar de diferentes métodos terapêuticos no tratamento. Mas você sabe exatamente o que é psicoterapia? Acha que poderia se beneficiar deste tratamento mas não sabe se deveria procurá-lo?

Neste texto, nós respondemos as principais dúvidas relacionadas ao assunto. Além de explicar o que é psicoterapia, listamos alguns sinais que mostram quando ela deve ser procurada. Continue a leitura e descubra!

 

O que é psicoterapia?

Apesar da inegável importância que tem hoje, nem sempre a psicoterapia esteve tão presente em nossa sociedade. Não à toa, a definição mais difundida do termo foi publicada apenas em 1990, quando a Declaração de Strasbourg sobre Psicoterapia definiu que:

“A psicoterapia é uma disciplina científica independente, o que na prática representa uma profissão independente e livre. A formação em psicoterapia ocorre em um nível científico e de avançada qualificação, com teoria completa, auto experiência e prática sob supervisão. A multiplicidade de métodos psicoterapêuticos está assegurada e garantida”.

De uma maneira mais simplificada, a terapia tem a função de auxiliar na mudança de um comportamento, sentimento ou pensamento. Em quase todos os casos, os pacientes procuram um psicólogo quando não se sentem mais capazes de lidar com os próprios problemas sozinhos.

Dessa forma, o psicólogo ajuda o paciente a ver o mundo de um jeito diferente, trabalhando na melhor compreensão de si mesmo e dos outros ao seu redor. Algumas das condições em que o apoio de um psicólogo pode ser extremamente útil incluem ansiedade, baixa autoestima, depressão, síndrome do pânico, TOC, distúrbios alimentares, entre outros.

 

Quando procurar este tipo de tratamento?

Uma dúvida comum diz respeito a quando a psicoterapia deve ser buscada. Saiba que não é preciso ter uma das condições que citamos acima para que a ajuda de um profissional seja bem-vinda e traga melhorias para a vida em geral.

Afinal de contas, todas as pessoas têm seus problemas — sejam eles pessoais, internos, externos, relacionados aos próprios sentimentos e relacionamentos, e assim por diante. Qualquer um desses problemas (estando acompanhados das condições que citamos ou não) podem ser superados mais facilmente com o apoio terapêutico.

É possível (e indicado) procurar a psicoterapia quando:

  • Estiver com relacionamentos desgastados;
  • Sentir-se insatisfeito com atividades que costumava gostar;
  • Perceber a ocorrência de comportamentos problemáticos e compulsivos;
  • Estiver com rendimento baixo;
  • Tiver um problema com abuso de substâncias;
  • Estiver passando por processos traumáticos;
  • Entre outros.

Como citamos, todos temos os nossos próprios problemas, e a psicoterapia é uma forma de lidar melhor com eles — quaisquer que sejam.

E você, já sabia das informações que trouxemos? O que achou? Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, é só seguir a Clincare no Instagram!

Consultas em Psicoterapia na Clincare

Precisando de uma consulta? Na Clincare você encontra alguns dos profissionais mais qualificados do mercado. Marque a sua consulta hoje mesmo!

× AGENDE SUA CONSULTA