(47) 2033-6083

contato@clincare.com.br

(47) 2033-6083

contato@clincare.com.br

Procrastinação é o nome dado ao ato de adiar uma ação ou uma tarefa. Apesar de parecer um hábito inocente, se for praticado em excesso, pode trazer problemas para diversas esferas da vida, como o trabalho e os estudos, por exemplo. Pensando nisso, trouxemos 7 maneiras de superar a procrastinação, que vão te ajudar a deixar seu dia a dia mais produtivo.

Quem nunca deixou para estudar para uma prova na última hora? Ou ficou colocando o despertador na função Soneca diversas vezes para adiar o momento de acordar? Ou disse que começaria a se exercitar na próxima segunda-feira e nunca começou de verdade?

Essas situações são muito comuns. O problema é que, quando “o amanhã” chega, muitas pessoas deixam as tarefas novamente para o dia seguinte, e isso se torna um ciclo sem fim.

Essa situação pode ser muito prejudicial, não somente por comprometer o desempenho no trabalho e nos estudos, mas porque a procrastinação costuma estar acompanhada do sentimento de culpa, o que pode comprometer a saúde mental.

Mas como superar a procrastinação? Não existe uma forma específica de superar a procrastinação, mas sim um conjunto de hábitos que podem contribuir para que ela se torne menos frequente nas nossas vidas. Continue acompanhando para conferir que hábitos são esses.

Como superar a procrastinação?

  1. Liste suas tarefas

Mesmo que você seja jovem e com uma ótima memória, lembre-se que você não pode confiar 100% nela. Afinal, quando as tarefas são chatas ou intimidadoras, o nosso cérebro tende a esquecer com maior facilidade.

O primeiro passo para não cair na procrastinação é listar todas as suas tarefas em ordem de importância. 

Algumas horas antes de dormir ou no momento de acordar, liste tudo o que deve ser realizado no dia, em todas as áreas da vida. Isso te ajudará a organizar o que precisa ser feito e, assim, você poderá gerir o tempo da melhor forma.

  1. Comece pelo mais simples

Muitas vezes, as tarefas mais simples são aquelas que podem ser resolvidas em poucos minutos. Quem nunca procrastinou uma tarefa por dias para acabar fazendo-a em meia hora?

Por isso, se você estiver com dificuldade de começar a trabalhar, comece pelas tarefas mais simples e mãos à obra! Você vai se sentir orgulhoso em dar um “check” na lista e ficará mais motivado para continuar.

  1. Anote seu progresso

Como citamos anteriormente, dar um “check” nas tarefas pode ser muito motivador. Por isso, sempre anote seu progresso com base na realização das tarefas.

Além disso, o progresso registrado ajudará você a ter uma noção do que ainda precisa ser feito, evitando que outras tarefas acabem ficando para trás.

  1. Pense no seu “eu do futuro”

Pode parecer bobagem, mas essa técnica funciona muito. Imagine você no futuro com as tarefas entregues e tudo concluído. Você poderá, finalmente, descansar ou fazer outras atividades sem precisar carregar o sentimento de culpa que traz tanto sofrimento.

  1. Escolha um bom ambiente de trabalho

Essa dica é especial para quem trabalha ou estuda em casa. Trabalhar em um local tranquilo e organizado é muito favorável para não cair na procrastinação.

Uma dica é manter a mesa de trabalho organizada, sem muitos elementos que possam causar distrações.

  1. Faça pausas

Para quem tem problemas de procrastinação, passar muito tempo sem descanso pode parecer impossível. Por isso, respeitar seu processo é importante.

Fazer algumas pausas regulares entre momentos de trabalho ou estudo é um método interessante para evitar a procrastinação.

Existe uma técnica chamada Pomodoro, que se baseia na ideia de que dividindo o fluxo de trabalho em blocos de concentração intensa, é possível melhorar a agilidade do cérebro e estimular o foco.

Na técnica Pomodoro, o tempo de trabalho ou estudo deve ser dividido em períodos de 25 minutos (chamados “Pomodoros”) para trabalhar ininterruptamente nesse período. Quando o timer tocar (pode ser o despertador do celular) é hora de fazer uma pausa de 5 minutos. 

Nessa pausa, o ideal é fazer outras coisas não relacionadas à tarefa, como beber água ou até mesmo dar uma olhadinha no celular. O importante é que isso seja feito somente nessa pausa, e não durante os 25 minutos de trabalho intenso.

  1. Tenha hábitos saudáveis.

Quando estamos cansados, indispostos e com uma alimentação ruim, fica muito mais difícil lutar contra a procrastinação.

Por isso, priorize sua saúde e bem-estar: alimente-se bem, durma pelo menos 7 horas por noite e pratique exercícios físicos regularmente.

Gostou desse conteúdo? Confira os outros artigos que compartilhamos aqui no blog e nos siga no Instagram para acompanhar todas as novidades que compartilhamos por lá!

× AGENDE SUA CONSULTA