(47) 2033-6083

contato@clincare.com.br

(47) 2033-6083

contato@clincare.com.br

Enquanto algumas especialidades médicas são um pouco mais específicas, existem outras que têm uma atuação bem mais ampla — por lidarem com problemas de diversas naturezas e que podem aparecer em diferentes locais do corpo. É o caso da endocrinologia, área que lida com as glândulas endócrinas e os hormônios, distribuídos por toda a extensão do nosso organismo. Mas, justamente por estarmos falando de uma especialidade tão ampla, você já parou para pensar quais são os principais problemas tratados por endocrinologistas?

Neste texto, a Clincare esclarece algumas dúvidas em relação à especialidade: explicamos um pouco melhor o que é a endocrinologia e listamos os principais problemas tratados por endocrinologistas. Continue a leitura e confira!

O que é a endocrinologia?

Como citamos brevemente na introdução, endocrinologia é a especialidade da medicina que trata das glândulas endócrinas e dos hormônios, os quais são as substâncias químicas que regulam muitas das funções do corpo. 

O que realmente acontece é que as glândulas endócrinas são as responsáveis por secretar substâncias no sangue. Estas substâncias, por sua vez, são os hormônios. Na prática, se os hormônios estiverem com algum problema, o organismo fica desequilibrado. É função do endocrinologista restaurar este equilíbrio ao corpo.

Muitos problemas bem comuns, incluindo aí obesidade, osteoporose, diabetes e distúrbios menstruais podem ter causas hormonais — e é exatamente por este motivo que a atuação de endocrinologistas é tão diversificada.

Veja os principais problemas tratados por endocrinologistas

Acima, já listamos alguns dos principais problemas tratados por endocrinologistas. Abaixo, detalhamos cada um deles:

 

Obesidade

A má alimentação, a falta de exercícios físicos e, em diversas casos, os dois juntos são as principais causas da obesidade. Porém, existem pacientes que se alimentam corretamente, fazem seus exercícios e, mesmo assim, não conseguem perder peso. Quando algo assim acontece, provavelmente a causa é hormonal.

A atuação do endocrinologista aqui é investigativa; é função dele é descobrir exatamente o que não está funcionando corretamente e fazer com que as glândulas e hormônios voltem a atuar como deveriam.

 

Diabetes 

Diferentemente da obesidade, em que só alguns casos têm causa hormonal, no diabetes todos os casos ocorrem devido a problemas com os hormônios. Isso porque o diabetes nada mais é do que a falta ou resistência à ação de insulina, um hormônio produzido pelo pâncreas que regula o nível de açúcar no sangue.

É por isso que, quando apresentar sintomas de diabetes, o recomendado é que o paciente consulte um endocrinologista imediatamente. Alguns dos principais sintomas da doença são muita sede, vontade excessiva de urinar e perda de peso sem motivos.

Distúrbios menstruais 

A ocorrência de distúrbios menstruais é algo muito comum entre mulheres do mundo inteiro. Ciclos muito curtos, muito longos, menstruação desregulada e qualquer outra alteração no ciclo menstrual costumam ser problemas de origem hormonal. 

Quando algo assim ocorrer, é recomendada uma avaliação com um endocrinologista para investigar se possui uma causa hormonal.

 

Problemas com a tireoide

Por fim, outro dos problemas tratados por endocrinologistas mais assíduos são as doenças relativas à tireoide — tanto o hipotireoidismo quanto o hipertireoidismo. No hipotireoidismo, a tireoide não produz o suficiente dos seus hormônios, enquanto no hipertireoidismo o que acontece é uma produção excessiva.

Os hormônios da tireoide são chamados de T3 (triiodotironina) e T4 (tiroxina), e eles estão entre os responsáveis por estimular toda a atuação do metabolismo.

Sintomas do hipotireoidismo incluem fadiga, sensibilidade ao frio, constipação, pele seca e ganho de peso inexplicável. Sintomas do hipertireoidismo, por outro lado, incluem perda de peso inesperada, batimentos cardíacos rápidos ou irregulares, sudorese e irritabilidade.

Tanto o hipo quanto o hipertireoidismo são problemas graves, que devem ser tratados com urgência. Ao sentir os sintomas citados acima, procure um endocrinologista o quanto antes.

Aqui na Clincare, nós contamos com endocrinologistas em nosso corpo clínico. Entre em contato conosco hoje mesmo e veja como nós podemos ajudar!

Consultas em Psiquiatria na Clincare

Precisando de uma consulta? Na Clincare você encontra alguns dos profissionais mais qualificados do mercado. Marque a sua consulta hoje mesmo!

× AGENDE SUA CONSULTA