Você está em dúvida sobre o que perguntar na primeira consulta de pré-natal?

Esse é um momento de grande expectativa para a família, mas principalmente para a mamãe. Afinal, acabou de receber uma das mais importantes notícias de sua vida.

Por isso, é normal viver esse período com alguma ansiedade, em especial se for a primeira gravidez.

Neste artigo, você vai entender a importância da consulta de pré-natal, como funciona e quais dúvidas você pode e deve levar ao seu médico neste momento.

Para que serve o pré-natal?

As consultas de pré-natal são realizadas para avaliar a saúde da mulher enquanto gera o bebê. A recomendação é que iniciem alguns meses antes da gestação.

Por isso, tão logo a mulher descubra a gravidez, deve marcar imediatamente a primeira consulta. Esse acompanhamento estende-se até o final do puerpério.

Durante as consultas, a mulher recebe as primeiras orientações sobre o período gestacional. O que fazer diante de tantas mudanças hormonais que refletem na pele, nos cabelos e até no humor?

As consultas também servem para diagnosticar possíveis doenças prejudiciais a mãe e filho ao longo da gestação. As mais comuns são a diabetes gestacional, hipertensão, obesidade, entre outras.

pregnancy, medicine, healthcare and people concept – gynecologist doctor giving prescription to pregnant african american woman at hospital

Para isso, a mulher passa por uma bateria de exames para sondar a sua saúde. Na oportunidade, são medidos principalmente:

  • Hemograma completo;
  • Hormônios da tireoide;
  • Urina;
  • Tipagem sanguínea;
  • Glicemia;
  • Sorologia para HIV, toxoplasmose, sífilis, rubéola, e hepatites.

Tudo isso visa diminuir os riscos de abortamento, parto prematuro ou possível má formação do bebê.

Leia também: O que é parto humanizado?

O que você deve perguntar?

O seu médico obstetra deve estar preparado para responder qualquer pergunta. Não tenha vergonha! Como gestante, você não deve ficar com nenhuma dúvida, seja relacionada à gestação ou mesmo sobre a sua vida sexual.

Fale sobre tudo. Sobre suas dúvidas, sobre como você se sente, relate todo e qualquer sintoma.

Também é muito importante que você relate todos os medicamentos que toma e quais doenças já estava tratando antes da gestação.

Converse com o médico para saber se os tratamentos e procedimentos podem ou devem ser continuados, substituídos ou mesmo pausados. Isso vale até mesmo para procedimentos estéticos que você costuma fazer.

Essas perguntas ajudam a solucionar questões de ordem prática bem cotidiana. Assim, a gestante pode aproveitar uma gravidez segura e tranquila.

Vacinas

Também é importante que você fique atenta às vacinas fundamentais durante a gestação. Caso não esteja em dia com as suas vacinas, a gestante é orientada a vacinar-se. As principais vacinas são:

  • Três doses da vacina para hepatite B, a qualquer momento da gestação;
  • Tríplice bacteriana, a partir da 20ª semana;
  • Vacina da gripe, a qualquer momento da gestação.

Esperamos que este artigo esclareça a você sobre como funciona o pré-natal e sinta-se à vontade para perguntar tudo que desejar saber.

Aqui na Clincare, temos os profissionais capacitados para te acompanhar durante essa fase tão importante para a vida da mulher, que é a gestação. Agende sua consulta pelo telefo(47) 9980-6931.

Consultas em Psiquiatria na Clincare

Precisando de uma consulta? Na Clincare você encontra alguns dos profissionais mais qualificados do mercado. Marque a sua consulta hoje mesmo!

× AGENDE SUA CONSULTA