Você costuma ler diariamente? Além de ser uma atividade extremamente agradável de lazer, o que muito gente não sabe é que existem a leitura traz muitos benefícios para o corpo e para a mente do leitor, podendo até triplicar a qualidade de vida da pessoa.

Pela leitura, é possível viver experiências e conhecer culturas. É uma maneira de acessar um mundo sem sair do lugar. Também é a forma mais simples de ampliar o conhecimento sobre vários assuntos. Mas o hábito da leitura também é muito benéfica para a saúde mental e emocional. 

Confira o poder e os benefício da leitura que podem ser vistos na sua vida e no seu dia a dia:

Melhora o funcionamento do cérebro

Estudos comprovam que o hábito de ler melhora o funcionamento do cérebro. A leitura desenvolve a concentração, o foco seletivo e a imaginação, ajudando a manter o cérebro saudável e jovem. Isso colabora na prevenção de doenças como o Alzheimer, já que quando você está lendo, seu cérebro está exercitando os neurônios, forçando a lembrar da história e dos personagens, o que ajuda muito a memória. Alguns estudos até trazem uma redução na chance de doenças mentais de cerca de 30% em leitores.

Aumenta a criatividade

A criatividade dos leitores são muito mais potentes se comparada a de pessoas que não possui o hábito de ler. Livros com histórias potencializam ainda mais a criatividade na hora de ter novas ideias, resolver problemas e criar algo novo, seja em qual área de conhecimento você precisar dessa habilidade. Para imaginar os ambientes criados no livro e os personagens, você exercita e muito a sua criatividade. O interessante é escolher livro que fogem bastante da sua zona de conforto e do seu dia a dia.

Diminui o estresse

A leitura se encaixa nas atividades que reduzem o estresse. Ler um livro, mesmo que seja apenas por 30 minutos, diminui a pressão sanguínea, a frequência cardíaca e sentimentos como a angústia, melhorando o humor. Com esse hábito, a autoestima também se eleva, isso porque quem lê se sente mais inteligente por estar absorvendo conteúdo e aprendendo mais.

Desenvolve empatia

Quando você lê, você pode se colocar no lugar de personagens com realidades diferentes das suas, com isso desenvolvemos nossa capacidade de empatia e até de ver diferentes perspectivas em uma mesma história. Um estudo feito na Itália mostrou que jovens que leram Harry Potter são menos preconceituosos e se solidarizam mais com minorias sociais. Isso acontece por conta da associação feita entre a luta de Harry contra o preconceito pelos bruxos nascidos “trouxas” e os grupos marginalizados da vida real.

Melhora o sono

Está precisando de uma boa noite de sono? Ler regularmente antes de dormir pode ser uma ótima opção para quem sofre de insônia. Isso porque, como já falamos no item sobre o estresse, ele diminui sentimentos que podem prejudicar o sono, além de desacelerar a mente. Mas lembre-se de evitar a leitura digital, já que a luz emitida pode manter acordado e trazer resultados indesejados para a saúde.

Com esses benefícios e muitos outros, a leitura tem o poder de transformar a vida das pessoas. O mais importante é fazer com que esse hábito seja um momento de prazer. Não importa se você não é um leitor assíduo desde criança ou se demora para concluir a leitura, você pode começar hoje mesmo e no sem ritmo. Escolha um título de sua preferência e boa leitura!

Consultas em Psiquiatria na Clincare

Precisando de uma consulta? Na Clincare você encontra alguns dos profissionais mais qualificados do mercado. Marque a sua consulta hoje mesmo!

× AGENDE SUA CONSULTA