É provável que, em algum momento da sua vida, você já tenha tentado emagrecer. É até possível que já tenha feito alguma dieta mirabolante, daquelas que não recomendamos de jeito nenhum. A verdade é que, seja por questões estéticas ou por saúde, todos sabem a importância de se manter no peso ideal e entendem que um processo de emagrecimento pode ser necessário em algum momento.

Por outro lado, muita desinformação sobre o assunto é transmitida como se fosse verdade. Graças a isso, o passar dos anos fez com que diversos mitos sobre emagrecimento fossem surgindo. Neste texto, a Clincare fala a respeito de alguns dos principais, mostrando o que é verdade e o que não passa de invenção.

Para entender melhor, e garantir que você emagreça com saúde, continue a leitura abaixo!

 

Emagrecimento: mito ou verdade?

Tomar água ajuda a emagrecer

Começamos com uma afirmação verdadeira. A ingestão de água é positiva por diversos aspectos, incluindo o funcionamento correto de diversos órgãos — o que também influencia o emagrecimento, visto que o corpo deve estar funcionando bem para contribuir com a queima de calorias.

O bom funcionamento das células, que ativam o metabolismo e ajudam a emagrecer, é influenciado pelo consumo de água. Além disso, ela também ajuda a regular o intestino, auxiliando todo o processo de digestão.

Dietas precisam de alimentos light

Ainda que muito afirmado, isto é um mito. Light é um nome que damos para alimentos que possuem algum nutriente reduzido quando comparados às versões originais, normalmente as calorias. Como muitos olham apenas para elas quando leem as tabelas nutricionais de seus alimentos, produtos light costumam chamar a atenção.

No entanto, eles quase nunca são bons. Apesar de as calorias serem menores, os índices de sódio e as quantidades de conservantes costumam ser bem maiores que o normal.

 

Dormir mal engorda

Pois saiba que isto é verdade! Dormir mal ajuda a engordar por dois motivos distintos. O primeiro deles é que noites mal dormidas aumentam os níveis de cortisol no corpo, também conhecido como o hormônio do stress. Além de nos deixar estressados, este hormônio ainda é um dos responsáveis pelo acúmulo de gordura abdominal.

O outro motivo é um pouco mais simples, e essencialmente comportamental. Quem dorme pouco normalmente come mais e gasta menos energia no dia seguinte, o que é uma fórmula perfeita para engordar.

 

Alimentos integrais têm menos calorias

É muito provável que você já tenha comprado algum alimento integral achando que ele teria menos calorias do que o convencional, certo? Pois saiba que isto é um mito! Alimentos integrais são aqueles que contêm fibras, minerais e vitamina B, o que não costuma ser encontrado em alimentos refinados.

No entanto, é apenas neste fator que eles são mais saudáveis. A quantidade de calorias não varia muito, sendo quase sempre praticamente a mesma.

E você, já tinha ouvido alguma dessas afirmações? Já sabia quais eram verdade e quais eram mito? Emagrecimento é um assunto complexo, e é preciso ficar atento para não cair em nenhum tipo de cilada.

Caso tenha gostado do texto e queira receber mais, é só seguir a Clincare no Instagram!

× AGENDE SUA CONSULTA