O primeiro mês do ano é marcado pela campanha Janeiro Branco, com o principal objetivo de discutir a saúde mental. Uma época dedicada à conscientização dos cuidados com a saúde mental, quebra de tabus e promoção da importância de estar em dia com o nosso cérebro. A campanha foi criada em 2014 por psicólogos de Minas Gerais e é mais uma chance de abrir novas oportunidades para tratamentos nos aspectos emocionais e mentais das nossas vidas.

A escolha pelo mês de janeiro foi pensada estrategicamente. Nessa época as pessoas ficam mais ansiosas para montar e cumprir as metas dos próximos 12 meses seguintes e algumas até ficam frustradas por não ter cumprido todas do ano anterior. É também um mês de reflexão, por esse motivo a campanha convida as pessoas também a refletirem sobre suas vidas, a qualidade dos relacionamentos e incentiva o debate sobre o tema em todos os ambientes.

O branco também tem um significado especial para a campanha. Ele tem ligação com receber uma folha ou tela em branco, com a possibilidade de reorganizar as histórias da própria vida e reescrever as próprias condições por meio de reflexão e autoconhecimento.

A importância da boa saúde mental

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), as doenças mentais tiveram um aumento considerável nos últimos anos, e isso resulta em uma grande preocupação entre os profissionais de saúde. A OMS também afirma que a saúde mental interfere no bem-estar físico e social da pessoa. É todo um conjunto para que tenhamos capacidades de pensar individualmente e coletivamente, nos emocionar, interagir uns com os outros e aproveitar a vida.

Além de autoconhecimento, cuidar da saúde mental é evitar doenças mais graves e criar estratégias de como lidar com as diversas situações da vida. Há muitos meios de fazer isso, como frequentar a terapia ou fazer atividades que proporcionem bem-estar.

A importância da conscientização

A conscientização tem um papel muito importante quando falamos de saúde mental, porque esses tipos de doenças ainda são alvos de preconceitos. Muitas pessoas acreditam que buscar ajuda de um profissional é um sinal de fraqueza e querem sempre aparentar que estão bem. Outro problema é a falta de conhecimento sobre o que é e para que serve a psicologia.

O Janeiro Branco serve como um alerta para que todos comecem seu novo ciclo de maneira sadia, emocionalmente e psicologicamente. Que tal incluir na lista de metas de 2020 tratar a sua saúde mental? Pode ser o ideal para atingir o restante com sucesso. A Clincare conta com ótimos profissionais que podem te ajudar. Entre em contato e marque uma consulta.

Consultas em Psiquiatria na Clincare

Precisando de uma consulta? Na Clincare você encontra alguns dos profissionais mais qualificados do mercado. Marque a sua consulta hoje mesmo!

× AGENDE SUA CONSULTA