(47) 2033-6083

contato@clincare.com.br

(47) 2033-6083

contato@clincare.com.br

A rosácea é uma doença inflamatória comum de pele que tem como principal sintoma uma vermelhidão no rosto, principalmente na região central, que pode atingir as regiões do nariz, bochecha, queixo ou testa. A presença da vermelhidão ocorre pela dilatação dos vasos sanguíneos. Mulheres de pele clara são mais propensas a adquirir a doença, entretanto é nos homens que a rosácea se manifesta com mais força. É comum que pacientes que possuem rosácea acreditem que a vermelhidão é causada por sensibilidade da pele, irritação alérgica ou troca de temperatura do corpo. A doença que atinge milhares de pessoas no mundo inteiro ainda não tem cura, mas pode ser controlada com alguns cuidados que vamos apresentar aqui como gatilhos.

Gatilhos da rosácea

Ainda não há conhecimento sobre qual é a causa direta da rosácea, mesmo que a doença inclua certas anormalidades nos vasos sanguíneos e uma reação aos ácaros comumente encontrados na face. Entretanto, alguns fatores já foram estabelecidos como gatilhos que desencadeiam uma piora na vermelhidão no rosto, por isso é importante ficar atento a eles e observar qual é o seu. Dentre estes fatores estão:
  • Estresse emocional
  • Exposição ao Sol ou ao vento
  • Alterações hormonais
  • Cafeína e álcool
  • Bebidas quentes
  • Mudanças de temperatura
  • Alimentos picantes
  • Muito frio ou calor
  • Banhos quentes ou saunas
  • Uso de corticoides ou de medicamentos vasodilatadores.

Tratamento

Mesmo que não exista cura para a rosácea, alguns tratamentos existem para controlar os sintomas da doença e eles são bem eficazes. Mas é preciso ter consciência, ao adquirir produtos sem prescrição médica você corre risco de agravar o quadro da doença e causar maior irritação na pele, então é importante consultar um profissional dermatologista e seguir corretamente suas instruções. Conhecendo os gatilhos, você sabe o que evitar para não causar crises da rosácea. Combinando a precaução com o tratamento adequado você consegue diminuir a vermelhidão como deseja. Tratamento com lasers e luz intensa pulsada se mostram muito eficazes no alívio da manifestação da rosácea, tanto para remover os vasos sanguíneos muito visíveis quanto para reduzir a vermelhidão.  Outras dicas podem ajudar a diminuir a aparência da vermelhidão. Como abusar do uso de protetor solar, mesmo em dias que os raios solares não estiverem fortes.

Consultas em Psiquiatria na Clincare

Precisando de uma consulta? Na Clincare você encontra alguns dos profissionais mais qualificados do mercado. Marque a sua consulta hoje mesmo!

× AGENDE SUA CONSULTA