Ainda que o inverno comece apenas no final de junho, basta piscarmos os olhos para que um mês passe com bastante rapidez e a estação mais fria do ano esteja de novo entre nós. Uma queixa comum entre as pessoas quando chega o inverno é a maior incidência de doenças.

Muitos dos nossos hábitos durante a estação podem ser prejudiciais para o sistema imunológico, e o que acaba ficando é a dúvida: como aumentar a imunidade no inverno? É possível tomar alguma medida para que o corpo fique mais preparado, protegido e, consequentemente, saudável?

Na verdade, sim. Algumas. Neste texto, a Clincare lista 4 dicas que irão te ajudar a aumentar a imunidade no inverno. Assim, as gripes e resfriados tão recorrentes podem diminuir um pouco, enquanto sua qualidade de vida aumenta consideravelmente.

Quer cuidar da sua saúde e melhorar o sistema imunológico durante a próxima estação? Então continue a leitura e aplique as dicas abaixo!

 

4 dicas para aumentar a imunidade no inverno

 

1. Alimentação

A alimentação equilibrada e saudável é importante para aumentar a imunidade em qualquer período, mas ainda mais no inverno. Alguns dos alimentos que devem estar ainda mais presentes na sua dieta durante o inverno são:

  • Frutas cítricas (por serem ricas em vitamina C);
  • Iogurte (já que é fonte de microrganismos que ajudam o corpo a combater infecções);
  • Folhas verde escuras (como couve, espinafre e bertalha, ricos em vitaminas e minerais);
  • E mel (conhecido por amenizar os sintomas da gripe).

A Clincare, inclusive, tem um texto inteiramente dedicado aos alimentos que ajudam a aumentar a imunidade. Você pode conferi-lo neste link.

imunidade no inverno

2. Beber água

Ainda que este não seja um hábito comum a todos, ele deveria ser. A água é uma das responsáveis por ajudar no funcionamento das células e dos órgãos do corpo humano, sendo importante também para retirar o excesso de impurezas do corpo e prevenir doenças das mais diversas.

Como o inverno é uma estação em que o corpo fica mais exposto a toda uma lista de doenças, a ingestão do líquido se torna ainda mais importante durante esses meses.

 

3. Fazer exercícios

Sair de casa no frio especialmente para fazer exercícios físicos pode ser um verdadeiro desafio, fazendo com que menos pessoas tenham esse costume durante a estação. No entanto, exercitar-se no inverno é mais importante do que em qualquer outra época do ano. Isso porque os exercícios trazem dezenas de benefícios para o corpo.

Um dos principais que podemos citar é a liberação de endorfina, um dos hormônios da felicidade. Ela ajuda a diminuir a ansiedade e o stress, fatores psicológicos que facilitam o desenvolvimento de doenças. Além disso, os exercícios ainda melhoram a circulação, fazendo o corpo trabalhar mais e melhor.

 

4. Dormir bem

Por fim, não podemos deixar de citar um dos fatores mais importantes: boas noites de sono. Afinal, é consenso entre médicos e outros profissionais da saúde: dormir mal e se privar de uma boa noite de sono pode reduzir bastante a imunidade do corpo.

Portanto, não troque o dia pela noite. Sempre procure dormir nos horários certos e por um tempo adequado — entre 6 e 8 horas por noite.

Viu? Com algumas medidas relativamente simples você também pode aumentar a imunidade no inverno e ter uma estação muito melhor e tranquila. Caso tenha gostado do texto e queira continuar recebendo dicas de saúde, siga a Clincare no Instagram!

× AGENDE SUA CONSULTA