(47) 2033-6083

contato@clincare.com.br

(47) 2033-6083

contato@clincare.com.br

O que você pensa sobre rotina? Essa palavra parece negativa para você? Neste texto, você vai descobrir que a rotina pode fazer bem para seu cérebro e para sua qualidade de vida. 

Apesar da ideia de fazer a mesma coisa todos os dias ser recebida com queixas e alegações sobre ser entediante, é importante que a vida diária conte com um pouco de tudo: compromissos, trabalho, interação social, relaxamento e lazer. 

Ter horários para cada atividade do dia é vantajoso por uma série de motivos. E é sobre isso que vamos falar neste artigo. Continue a leitura!

Por que a rotina pode fazer bem para o cérebro?

1. Ajuda a regular o relógio biológico

Você já deve ter ouvido que, para nosso corpo funcionar bem, ele precisa ter horários para dormir, comer, trabalhar e relaxar. Isso está relacionado ao relógio biológico, um mecanismo regido pela sequência das horas do dia, que está presente em todos os seres vivos, regulando todas as atividades do organismo.

Certos hormônios são liberados em determinadas horas do dia, principalmente no horário da manhã. Dessa forma, se o sono estiver desregulado, esses hormônios podem ser liberados no momento e na quantidade errada, causando uma série de alterações no humor, bem-estar, energia, etc.

Um hormônio liberado ao amanhecer é o cortisol, por exemplo. Ele é considerado o “hormônio do estresse”. Então, se você acordar muito tarde ou muito cedo, pode se sentir mais estressado.

2. Menos imprevistos e menos ansiedade

Com a rotina você fica menos sujeito a imprevistos. Isso porque ter horários para acordar, dormir, trabalhar, se alimentar e fazer exercícios evita situações de ansiedade e desorientação.

Muitos acontecimentos da vida são incontroláveis. Saber pelo menos quais serão as tarefas básicas do dia proporciona um grande alívio para o emocional.

3. Maior aprendizado

Em uma rotina, há a repetição de comportamentos ou atividades, e isso contribui para o aprendizado. Por exemplo, se você malha todos os dias de manhã, com o tempo certamente verá resultados, como o ganho de forma e mudança no peso.

Com o ensino também é assim: se você cria o hábito de estudar ou praticar algo todos os dias, com o tempo vai perceber que terá se desenvolvido nessa área. É por isso que manter uma rotina na infância é tão importante: as crianças aprendem mais.

4. Maior produtividade

Conectado ao item anterior, ter uma rotina também contribui para ter mais produtividade. Afinal, com as tarefas diárias já definidas, produzir se torna mais fácil.

Quando você já sabe em quais horários deverá realizar cada tarefa, poderá se dedicar a elas sem se preocupar com o que precisa fazer posteriormente. Essa é uma forma de destinar sua atenção ao máximo a cada atividade.

Uma forma de fazer isso é organizar cada tarefa por ordem de importância, começando do mais importante para o menos importante.

5. Ajuda a criar hábitos

A rotina é extremamente importante para a formação de hábitos. Isso porque realizar atos de forma recorrente é a melhor forma de fortalecer um hábito até que ele se torne automático.

Por exemplo, se você quiser ser uma pessoa que ouve mais as outras, então deve repetir o ato de ouvir diariamente, até conseguir enxergar ganhos com esse comportamento.

Ter um estilo de vida mais saudável é um clássico. A melhor forma de adquirir o hábito de se exercitar é… se exercitando! Além disso, ter uma alimentação mais saudável também pode se tornar um hábito, já que o paladar se acostuma com os novos sabores. 

Porém, para qualquer hábito ser desenvolvido, é preciso ter muita disciplina, especialmente quando acontece para substituir uma conduta nociva. Nesses casos, o melhor a fazer é contar com profissionais que auxiliem você nesse processo.

A Clincare conta com profissionais de diferentes áreas, como psicologia e nutrição. Entre em contato conosco pelo nosso site e agende a sua consulta!

Em nosso Instagram, compartilhamos diversos conteúdos como esse ao longo da semana. Siga e nos acompanhe por lá também!

× AGENDE SUA CONSULTA