Uma dúvida comum entre os pacientes que querem realizar uma Cirurgia Plástica é se o inverno é uma boa época para o procedimento. A escolha da data deve ser analisada e avaliada junto a um Cirurgião Plástico, que poderá explicar todos os pontos que precisam ser levados em conta. Porém, em termos de recuperação, é muito recomendado que a cirurgia seja feita durante os meses mais frios.

Segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), os procedimentos cirúrgicos aumentam em até 50% durante o inverno. Além das temperatura mais baixas facilitarem o pós-operatório e possibilitarem uma recuperação mais confortável, os meses do inverno (junho e julho) correspondem ao período de férias escolares, aumentando a procura pelos pacientes mais jovens.

Confira outros motivos pelos quais é recomendado realizar a Cirurgia Plástica no inverno:

Cicatrizes e inchaços

Todo procedimento cirúrgico causa cicatrizes e inchaços nos locais onde foram realizados, e o calor pode agravar este aspecto. A baixa incidência de raios solares no inverno torna menos provável o surgimento de manchas e escurecimento das cicatrizes. A retenção de líquido também é menor nas temperaturas mais frias o que resulta em um menor edema, facilitando também o uso de ataduras e cintas no pós-operatório. Um bônus é o uso de blusas e casacos que ajudam a esconder os curativos, causando menos incômodo e uma recuperação mais tranquila.

Repouso

Quer época melhor para realizar o repouso do que durante os dias mais frios? Neste período, a vontade de ficar quietinho na cama é maior e algo essencial no pós-operatório de uma Cirurgia Plástica. Além disso, o repouso e a boa recuperação seguindo todas as recomendações de um médico especialista, ajudam a preparar o seu corpo para a próxima estação, principalmente para o verão.

Dê prioridade ao período de recuperação

É importante ressaltar que os cuidados no processo de recuperação são os mesmos em qualquer estação no ano. A diferença é que o inverno traz alguns benefícios ao pós-operatório que facilitam esse período. Mas não adianta escolher os meses mais frios para realizar a cirurgia e não ter tempo para uma boa recuperação. As orientações do Cirurgião Plástico devem ser seguidos à risca, pois esse é um período muito importante para um bom resultado do procedimento.

Outro fator importante e imprescindível é procurar um Cirurgião Plástico que seja Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica. Aqui na Clincare Clínica Médica temos o Dr. Luciano Vieira Martins, Ciurgião Plástico e membro da SBCP. Ele se destaca pelo acompanhamento diferenciado durante todo o processo da cirurgia, desde o pré até o pós-operatório, além do perfeccionismo nas cirurgias. Tudo pensando na melhor experiência e resultado dos pacientes. Agende uma consulta!

Consultas em Psiquiatria na Clincare

Precisando de uma consulta? Na Clincare você encontra alguns dos profissionais mais qualificados do mercado. Marque a sua consulta hoje mesmo!

× AGENDE SUA CONSULTA