A infertilidade é um problema que acomete milhares de casais ao redor do mundo. Muitos sonham em ter filhos e formar uma família e, quando o momento finalmente chega, descobrem que não podem engravidar. Mas quais são os motivos por trás disso? Quais são as causas da infertilidade? Neste texto, a Clincare fala um pouco mais sobre o assunto.

Abaixo, você poderá ver mais informações a respeito da infertilidade no Brasil e no mundo e uma lista com as principais causas da infertilidade. Continue a leitura e entenda!

 

A infertilidade no Brasil e no mundo

De acordo com um estudo realizado pela World Health Organization (WHO), problemas relacionados à infertilidade afetam cerca de 15% dos casais em todo o mundo. Estamos falando de milhões de casais.

Estima-se que, em 30% dos casos, o problema está relacionado ao homem. Em outros 30%, à mulher. Em 25%, ambos têm algum problema, e nos últimos 15% a causa é desconhecida.

Para descobrir onde está o problema, assim como as causas — sobre as quais falamos em seguida — é necessário realizar uma série de exames.

Para o homem, o principal teste solicitado é um espermograma. Já para a mulher, o recomendado são exames clínicos, onde avalia-se a ovulação, as trompas e o útero em busca de doenças que podem estar causando a infertilidade, como são os casos da endometriose e da e da falta de ovulação (anovulação crônica).

 

Quais são as causas da infertilidade?

Chegamos, enfim, às causas da infertilidade. A Sociedade Americana de Medicina Reprodutiva (ASRM) diz que as principais causas da infertilidade são idade, doenças sexualmente transmissíveis, peso e tabagismo.

Quanto à idade, podemos afirmar que esta é uma das causas mais conhecidas e está relacionada com o fator ovulatório. Quanto maior a idade da pessoa, menor a quantidade e pior a qualidade dos gametas, e, consequentemente, maior a dificuldade de reprodução. A recomendação para quem deseja ter filhos é não deixar para engravidar muito tarde.

problemas de fertilidade

Já quando falamos das doenças sexualmente transmissíveis, deve-se cuidar sempre com prevenção. Esta está relacionada com o fator tubário, podendo afetar a qualidade e até obstruir as trompas. Na existência de uma doença, é preciso tratá-la o quanto antes. Outra doença comum relacionada com o fator tubário é a endometriose. No assunto peso, tanto o homem quanto a mulher devem evitar extremos, tanto o baixo peso quanto a obesidade. Esta alteração pode atrapalhar a ovulação.

O tabagismo também é um problema grave, pois, além de todas as consequências que já conhecemos, o cigarro ainda reduz a fertilidade. Indica-se que a pessoa pare de fumar assim que possível para que sua fertilidade não seja ainda mais afetada.

Por fim, não podemos deixar de citar alguns fatores do cotidiano entre as causas da infertilidade. O estresse, por exemplo, é algo que pode acabar afetando negativamente o casal quando este estiver tentando engravidar. Recomenda-se que situações estressantes sejam evitadas sempre que possível.

 

Está com dificuldades? Busque tratamento!

Como você pôde ver com as porcentagens, uma grande parte dos casos de infertilidade pode ser resolvida. Basta ter a orientação correta. A Clincare atua com uma equipe de ginecologistas que podem ajudar a sua situação — visto que, em 30% dos casos, o problema pode estar relacionado à mulher.

Se estiver com problemas e quiser investigar as suas causas da infertilidade e receber orientações, marque uma consulta com a Clincare!

× AGENDE SUA CONSULTA