Os últimos anos trouxeram à sociedade números cada vez maiores de casos de depressão e problemas com a falta de humor e bem estar. Diversos fatores ajudam a explicar essas situações, muitos deles relacionados ao pensamento e rotinas de exercício. Mas um elemento essencial não pode ficar de fora desse assunto. Trata-se da vitamina D, de relação direta com a saúde mental.

Apesar de não ser a primeira coisa que imaginamos como razão de desânimo, ela tem um papel considerável a desempenhar em nosso cérebro. Impacta na cognição e envelhecimento dos neurônios, memória, concentração e demais processos de raciocínio. E um cérebro pouco saudável é extremamente suscetível a complicações emocionais.

Como chegar na quantidade certa da vitamina?

E a melhor maneira de consumir a vitamina D é simples: basta garantir uma exposição constante ao sol em seu cotidiano. Sua luz causa no organismo um estímulo para desenvolver a substância e os raios ultravioletas do tipo B (UVB) se responsabilizam por sua síntese.

Já ouviu falar sobre a “depressão de inverno”? Pois então, muitas pessoas passam por um período de menor ânimo e energia nessa época do ano e uma das principais razões é que o sol costuma aparecer pouco. Aí entra a questão de como se manter alinhado com as quantidades ideais da vitamina D se o contato com a luz solar não é regular. Fique tranquilo pois existem outras opções.

A mais comum é através de alguns alimentos: queijo, gema de ovo, fígado, salmão, atum e sardinha são ótimas fontes da substância e muitos tipos de pães, iogurtes, cereais e leite são fortificados com ela. Os conhecidos suplementos também servem, mas é necessário 15 minutos de exposição solar 3 vezes por semana, ao contrário a suplementação não funcionará. Está ficando cada vez mais fácil se colocar em dia com a necessidade de vitaminas fundamentais e o corpo humano como um todo agradece.

Saúde para todo o corpo

A vitamina D é essencialmente solúvel em gordura, mantém os ossos saudáveis e fortes e contribui no sistema imunológico e de crescimento celular. É necessária para a absorção de cálcio e pode fazer a diferença no seu rendimento em geral. Estima-se que 13% da população mundial é afetada pela falta da substância, que ajuda a prevenir também doenças cardíacas, câncer e diabetes. É saúde, desempenho e bem-estar. 

Você pode fazer a ingestão das medidas recomendáveis da maneira mais natural possível, mas para melhor compreensão e resultado o acompanhamento de especialistas se torna importante. Situações que passamos no cotidiano estão diretamente conectadas com o nosso corpo e o desenvolvimento de certos hábitos pode mudar a sua vida para melhor. Entender como reagimos com as situações e as opções mais recomendadas em cada uma delas é essencial e a Clincare está pronta para te ajudar.

Contamos com profissionais de diversas áreas que podem entender o seu corpo e contribuir para uma melhoria não só na saúde, mas também em estilo de vida. A nossa clínica se preocupa com a saúde física e mental. Comece uma rotina mais saudável, fale conosco!

Consultas em Psiquiatria na Clincare

Precisando de uma consulta? Na Clincare você encontra alguns dos profissionais mais qualificados do mercado. Marque a sua consulta hoje mesmo!

× AGENDE SUA CONSULTA