Já começamos a notar temperaturas mais baixas e outros sinais de que a época mais fria do ano está se aproximando. O inverno pede algumas mudanças na rotina e cuidados intensificados com a saúde que ajudam a prevenir doenças e deixam toda a família mais saudável.

Esses cuidados são necessários já que, por conta das baixas temperaturas, nosso organismo pode ficar mais propenso a gripes e resfriados, por exemplo. Outro problema relacionado a isso é a desidratação da pele, tornando-a mais sensível e causando desconfortos desagradáveis. Já falamos aqui no blog sobre isso e te explicamos o que você precisa saber para cuidar da pele no inverno.

Confira agora 5 cuidados com a saúde que você precisa ter no inverno:

Cuidar da alimentação

Nos dias mais frios, dá aquela vontade de ficar embaixo das cobertas e comer vários alimentos gostosos, gordurosos e calóricos. Nosso organismo também pede mais nutrientes para nos manter aquecido, mas é preciso cuidar com a alimentação. Nessa época, é essencial consumir frutas, legumes e verduras, principalmente os ricos em vitamina C, que ajudam na proteção do sistema imunológico. Também é importante beber bastante água e sempre estar hidratado.

Mantenha os ambientes arejados

Costumamos deixar tudo fechado fechado, mas não é o ideal. O certo é deixar circular bastante ar na casa e aproveitar cada minuto de sol. A concentração de poeira ajuda na proliferação de ácaros e bactérias, que ajudam a desencadear ou piorar problemas de saúde. Isso vale para todos os lugares, casa, escritório e carro.

Atenção para as roupas e cobertores guardados.

Ao tirar os casacos grossos e os cobertores do fundo do armário, é necessário tomar alguns cuidados, principalmente para quem tem alergias respiratórias. O ideal é lavá-los e deixar secar no sol, assim todas as impurezas serão removidas.

Higienize as mãos

Com o coronavírus, virou um hábito higienizar as mãos com água e sabão e precisa ser assim sempre, principalmente no inverno. Lavar as mãos previne e reduz as chances de infecção por diferente tipos de vírus e bactérias, e evitam aquelas gripes e resfriados com sintomas dos mais leves até os mais graves.

Pratique exercícios físicos

Os exercícios físicos não podem parar durante o inverno. Esse hábito é muito importante porque fortalece o sistema imunológico. Outro benefício é que, nas temperatura mais leves, praticar exercícios queima mais que no verão. Também combate a preguiça e o mau humor, característicos dessa época do ano.

Essas dicas irão ajudar e muito você e sua família a passarem pelo invernos sem complicações. Caso tenha algum problema mais grave, procure um médico de confiança ou especialista da área para entender as suas necessidades e encaminhar o tratamento correto.

Consultas em Psiquiatria na Clincare

Precisando de uma consulta? Na Clincare você encontra alguns dos profissionais mais qualificados do mercado. Marque a sua consulta hoje mesmo!

× AGENDE SUA CONSULTA