Com as boas notícias e a esperança da chegada das vacinas, que fica maior a cada dia, o pior período da pandemia parece estar passando. Ainda assim, os tempos de isolamento social já estão ocorrendo há quase um ano, e ainda temos mais meses pela frente. Com tanto tempo em casa, o estrago pode ser grande — e é fundamental trabalhar para manter a saúde mental na pandemia.

Foi pensando nisso que a Clincare preparou este texto. Na sequência, nós listamos dicas básicas que você pode colocar em prática em casa para fazer com que o restante desse período tenha impactos mais leves. Acompanhe!

 

Mantendo a saúde mental na pandemia

1. Interaja como for possível

A tecnologia está o tempo inteiro presente em nossas vidas. Já que este é o caso, o melhor que podemos fazer é aproveitá-la da melhor forma. Para não sentir que está o tempo inteiro sozinho, use seu computador e/ou celular para interagir com amigos e familiares pelas redes sociais.

Assim, aquela sensação gostosa de encontrar quem a gente gosta irá continuar existindo, ainda que de um jeito diferente. Uma ótima maneira de tentar causar a sensação de que a distância está sendo encurtada é apostar nas chamadas de vídeo.

2. Informações em excesso podem fazer mal

Graças à pandemia e a diversos outros fatores, 2020 não tem sido um ano fácil. Uma das consequências disso é uma verdadeira enxurrada de notícias negativas, que, por sua vez, estimulam nosso corpo e nossa mente de uma forma negativa. Estar exposto a muitas notícias ruins pode aumentar os níveis de ansiedade e fazer os dias serem mais difíceis.

Portanto, evite receber notícias ao longo do dia. Tire um momento específico para se atualizar, de preferência depois que todas as suas atividades diárias já tiverem sido feitas. Assim, você se informa sem deixar que notícias negativas abalem e atrapalhem seus dias.

3. Mantenha uma rotina

E, falando em atividades diárias, chegamos à próxima dica para manter a saúde mental na pandemia. Manter uma rotina é um ponto fundamental para ter uma sensação de que as coisas estão sob controle. Em meio a tempos tão caóticos, um pouco de controle não faz mal a ninguém.

Afinal, o controle é algo que traz um conforto emocional — de que não podemos abrir mão em momentos como o que estamos vivendo. Uma boa forma de manter a rotina é respeitando os horários. Tenha horas para dormir, acordar, almoçar e realizar todas as atividades que você precisa para que o dia seja produtivo.

4. Faça exercícios

Deixamos por último um dos pontos mais importantes para garantir a saúde mental na pandemia: a realização de exercícios físicos. Quando nos exercitamos, a produção de hormônios que ajudam no aumento da felicidade e da sensação de bem-estar é muito favorecida.

Além disso, os exercícios ainda proporcionam muitos outros benefícios, como melhoria da qualidade de sono, da saúde da pele e redução do risco de desenvolver diversas doenças.

Com essas dicas, sua saúde mental na pandemia pode ser preservada. Caso tenha gostado do texto e queira acompanhar mais dicas, acompanhe a Clincare no Instagram!

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