Atualmente, vivemos em uma época em que o reconhecimento da existência de problemas relacionados à saúde mental aumentou consideravelmente — o que é algo muito bom. Afinal, isso acaba servindo como um incentivo para que cada vez mais pessoas busquem ajuda, algo que não era tão comum décadas atrás.

Por outro lado, esta mesma época em que vivemos, com rotinas mais aceleradas do que nunca e com o uso desenfreado das redes sociais, está fazendo com que mais pessoas tenham esses problemas. Nos dias de hoje, muitas coisas podem afetar a saúde mental, e é preciso ter cuidado e carinho com a própria mente.

Foi pensando nisso que a Clincare preparou este texto. Se você quer ter um cuidado diferenciado com a sua saúde mental, é fundamental que evite certas situações — algumas das quais nós falamos neste texto.

Para descobrir algumas coisas que podem afetar a saúde mental e saber como evitá-las, é só continuar a leitura abaixo!

 

O que pode afetar a saúde mental

 

1. Falta de exercícios físicos

Talvez você não saiba disso, mas a saúde física e a saúde mental estão diretamente interligadas. Quando nos exercitamos, não é apenas os aspectos físicos que são trabalhados; além deles, o cérebro também libera hormônios que atuam no nosso bem-estar, como é o caso da dopamina e da serotonina.

Como muitos de nós trabalhamos sentados em frente a um computador pelo menos 8 horas por dia, é fundamental que alguns minutos do dia após o trabalho sejam dedicados à prática de atividades físicas. Caminhar ou correr por aproximadamente 30 minutos já é suficiente para observar resultados.

redes sociais

2. Muitas horas nas redes sociais

As redes sociais são ferramentas fantásticas. Com elas, podemos ficar constantemente informados, ao mesmo tempo em que nos aproximamos de pessoas com as quais não podemos estar diariamente. Quando bem usadas, as redes podem ser ótimas para todos.

No entanto, isso não significa que elas não tenham seus pontos negativos. Quem passa muito tempo nas redes sociais está mais exposto a comentários maldosos, notícias ruins e discussões políticas, por exemplo. Isso faz com que passemos por uma verdadeira montanha russa de sentimentos, o que não é nada bom.

Se você passa muitas horas nas redes sociais, saiba que esta pode ser uma das coisas que podem afetar a saúde mental. Tente se desconectar por um tempo; você verá como o efeito é muito positivo.

 

3. Pensar muito no passado e no futuro

Para se prevenir de problemas relacionados à saúde mental, é importante estar com a cabeça no lugar certo. Muitas pessoas passam a maior parte do seu tempo pensando naquilo que já aconteceu e no que pode vir a acontecer. Naturalmente, isso faz a ansiedade ir para as alturas.

Afinal de contas, o que ficou no passado não pode ser mudado, e sofrer com o que já passou não adianta nada. Da mesma forma, muito do que está no futuro não pode ser controlado. Você pode (e deve) se preparar para o que ainda irá acontecer, mas sofrer por antecipação não é nem um pouco saudável.

Lembre-se que você deve sempre viver o “hoje”. Assim, você cuida de si mesmo e consegue estar preparado para o que virá.

A saúde mental é um assunto delicado, e precisamos estar sempre atentos para garantir os melhores cuidados. Se você gostou deste texto e quer continuar recebendo conteúdo do tipo, siga a Clincare no Instagram!

×

Powered by WhatsApp Chat

× AGENDE SUA CONSULTA